Como o SampleManager ajudou no Controle de Doping nas Olimpíadas/ RJ?

Implantado pela Interfusão, o software Sample Manager já tem ajudado na rotina de inúmeros laboratórios em todo o país e também foi destaque nos jogos do Rio de Janeiro. Criado com base no ISO 17025, o sistema usa uma tecnologia avançada e possui vários mecanismos capazes de dar mais autonomia e segurança nas rotinas laboratoriais. Inclusive auxiliando o LBCD – Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem durante as Olimpíadas.

Quer saber como o controle de doping nas Olimpíadas do Rio de Janeiro contou com o auxílio do Sample Manager? Continue a leitura e descubra!

O que é e como foi feito o controle de doping nas Olimpíadas?

O controle de doping pode ser feito por meio de testes, tanto de sangue quanto de urina e, todo ano, a Wada (Agência Mundial Antidopagem) emite uma listagem com as substâncias proibidas. Os atletas podem ser testados durante três momentos, com finalidades distintas, sendo eles:

  • Controle em competição: feito após a disputa de uma prova, sendo geralmente realizado com os vencedores (é a modalidade de doping mais conhecida);

  • Controle fora da competição: feito durante a preparação do atleta, buscando evidências de uso de hormônios, anabolizantes ou outras substâncias proibidas;

  • Controle de saúde: realizado apenas em algumas modalidades, esse controle é feito, geralmente, antes da disputa de alguma prova e busca preservar a saúde do atleta. Assim, aqueles que não possuem condições mínimas de saúde podem ser excluídos de determinadas competições.

Normalmente, os atletas que serão testados são indicados por sorteio ou de forma dirigida, sem que seja emitida nenhuma notificação prévia. Na Olimpíada do Rio, o controle de doping foi feito pelo Laboratório da UFRJ, responsável pelo controle de antidopagem, tanto dos atletas olímpicos quanto paraolímpicos.

Para manter a identidade do atleta testado preservada, cada amostra enviada ao controle é apenas identificada por um código. Isso garante que nenhum dos funcionários com acesso à amostra saibam qual esportista está sendo testado.controle de doping

Como o Sample Manager ajudou nesse processo?

Já deu para perceber que o controle necessário dentro de um laboratório antidoping é extremamente importante, assim como a agilidade nos processos. É por tudo isso que o Sample Manager foi o software escolhido! Com ele, os laboratórios podem:

  • automatizar os fluxos de trabalho;

  • executar cálculos padrão;

  • usar os dados em tempo real para a tomada de decisões mais inteligentes;

  • automatizar a captura de dados do laboratório;

  • etiquetar amostras impressas automaticamente;

  • gerar relatórios de falhas;

  • calibrar e monitorar os instrumentos;

  • monitorar o estado do reagente;

  • facilitar a gestão do estoque.

Nas Olimpíadas do Rio, o sistema foi responsável por automatizar as amostras, preparar as análises (a partir da integração com os instrumentos) e, ainda, enviar os relatórios à Wada. Além disso, a Interfusão também forneceu suporte técnico assistido a todas as operações do laboratório, com o uso do sistema durante os jogos.

A premiação recebida pela Interfusão

A Interfusão foi premiada, recebendo um certificado que demonstra a importância da sua atuação para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no país! A premiação não foi apenas pela ação do Sample Manager, mas também por todo o empenho e dedicação da equipe de profissionais da Intefusão, durante o processo de levantamento, execução e entregas, ainda no período que antecedeu as Olimpíadas.

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 30 de março no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). Foram convidados representantes de Empresas e Instituições que colaboraram ativamente na organização e realização das atividades Olímpicas e Paralímpicas do LBCD. Além de representantes de Unidades da UFRJ, Servidores, Colaboradores e Voluntários que colaboraram na operacionalização deste feito. A Interfusão foi representada no evento pelo gerente de projeto, Leonardo Xavier.

Deseja saber mais sobre o controle de doping nas Olimpíadas e o uso do Sample Manager? Assista a este vídeo completo e saiba todos os resultados e esforços realizados no projeto!

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo