As 10 melhores revistas científicas para estar sempre atualizado

A inovação não é apenas um diferencial, ela é essencial para qualquer empresa. Isso pesa ainda mais para laboratórios, tanto que é comum serem feitos grandes investimentos em produção científica em laboratórios privados. Um laboratório que esteja a frente no que há em inovação, está também a frente da concorrência.

Antes de serem publicadas em sites de distribuição de massa, as informações passam por revistas científicas. Portanto, uma das melhores maneiras de estar bem informado é acompanhar as principais publicações científicas de seu nicho.

Revistas científicas apresentam informações confiáveis e resultados de pesquisas legítimas. Acompanhá-las é ter, em primeira mão, informações completas e confiáveis sobre as inovações e, inclusive, a maioria delas envia boletins por e-mail para manter a sua base de leitores sempre bem informada.

Quais as principais revistas, nacionais e internacionais, que valem a pena ser acompanhadas? Confira abaixo!

Revistas científicas: a importância de fontes de informações confiáveis

Estar a par do que está sendo desenvolvido é fundamental para orientar ações futuras de um laboratório. Muitas revistas nacionais e internacionais da lista que apresentaremos abaixo são de alto impacto, ou seja, as pesquisas e artigos publicados têm grande repercussão sobre a vida de todos do planeta.

Por exemplo, quando se desenvolvem novos reagentes, já é possível prever para que lado a análise laboratorial irá. Assim, conhecer o que nossos cientistas têm produzido de novo pode ser um grande diferencial de inovação para o laboratório.

No entanto, é importante receber informações de fontes fidedignas. Hoje, a internet é um oceano de textos, muitos inverídicos e sensacionalistas, que não possuem outro objetivo além de atrair cliques. Por isso, é importante apostar o conhecimento em instituições que tenham compromisso com a verdade.

1- Ciência & Saúde Coletiva

A revista Ciência & Saúde publica muitos artigos relacionados à saúde, pesquisa farmacêutica, nutrição, hábitos, saúde pública e questões ambientais. Ela tem por objetivo fomentar debates, divulgar estudos e expor novas ideias. Cada edição é organizada por um assunto em específico.

2- Academia Brasileira de Ciências

Trata-se de uma entidade independente, que visa estimular e divulgar a produção científica do Brasil. Ela também fornece subsídios para pesquisas, graças a verbas recebidas por empresas e pelo governo.

Esta entidade é uma das instituições mais respeitadas do país. Ela publica o Anais da ABC, que é a mais antiga revista científica do Brasil e que publica os avanços de pesquisa científica, tanto de cientistas brasileiros quanto estrangeiros. Também publica o Notícias da ABC, que é o informativo enviado por e-mail (newsletter) e que se tornou um importante meio de divulgação científica.

3- Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

A SBMT tem sido uma importante entidade de pesquisa que tem dado apoio a estudos sobre doenças tropicais, infecciosas e parasitárias. Com caráter multidisciplinar, ela divulga pesquisas, não apenas no âmbito clínico e biológico como, inclusive, questões sociopolíticas sobre saúde. Anualmente, ela promove o Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e publica, bimestralmente, Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical com importantes pesquisas científicas da área.

4- Genetics and molecular research

O GMR publica artigos com relatórios e notícias sobre genética, evolução e biologia molecular. É uma revista exclusivamente on-line.

Ela é mantida sem fins lucrativos pela Fundação Ribeirão Preto para Pesquisa Científica (FUNPEC-RP). É apontada pela Revista Exame como a maior responsável por internacionalizar a artigos científicos brasileiros.

5- SIBi Portal de Revistas

Criado pela USP, o SIBi é uma enorme biblioteca digital de revistas publicadas pela USP e por algumas parcerias externas. Nele, é possível ter acesso a toda produção científica de todas as áreas de conhecimento publicadas pela USP.

6- CAPES

Outra importante instituição que promove o conhecimento científico brasileiro, o CAPES também divulga todas as suas publicações e resultados na internet. Nele, é possível buscar periódicos, artigos científicos e livros.

7- A Cancer Journal for Clinicians

Trata-se de uma revista internacional oriunda da American Cancer Society, que fornece divulgações científicas sobre todos os aspectos do câncer: do diagnóstico ao tratamento. É a revista científica de oncologia mais importante do mundo e circula por, aproximadamente, 88 mil profissionais da área.

8- Nature Reviews

Esta importante revista internacional apresenta informações científicas e médicas de alto impacto, sendo considerada uma das principais revistas científicas do mundo. Recebe em torno de 6 milhões de visitas por mês, desde cientistas e médicos a jornalistas interessados.

A Nature Reviews Genetic e a Nature Reviews Immunology são as revistas mais importantes em suas áreas de conhecimento. Confira todos os periódicos publicados pela revista:

9- Cell

A revista internacional Cell conta com mais de 30 anos de existência, também é de alto impacto e conta com importantes publicações sobre pesquisas científicas no âmbito celular. Publicada duas vezes por semana, a Cell inclui artigos de estudos originais em áreas como biologia molecular, bioquímica, pesquisa de câncer, biologia celular, biologia do desenvolvimento, genética, imunologia, microbiologia, neurobiologia, biologia vegetal, biologia estrutural e virologia.

10- Chemical Society Reviews

Esta revista internacional realiza publicações de alto impacto na área de ciências químicas. Por ser uma das revistas científicas mais importantes do mundo, ela está na vanguarda com relação a sua área de conhecimento. Possui um público que contempla desde pesquisadores emergentes até cientistas eminentes de todas as áreas das ciências químicas.

Esteja atento às principais publicações de sua área. Hoje, o conhecimento é o ativo mais valioso de qualquer empresa.

Gostou do artigo? Compartilhe ele no Facebook; assim, outras pessoas poderão descobrir também sobre as principais fontes de conhecimento científico!

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo