11 vantagens da Automação Laboratorial

Já imaginou poder otimizar os processos do seu laboratório através da obtenção de dados mais confiáveis sem perder a rapidez da análise? Sim. Isso é possível com a implementação da automação laboratorial. Alcançar aquele objetivo é muito significativo, já que a otimização traz vários benefícios como tornar a análise mais segura, confiável e menos custosa.

Convém lembrar que, implementar sistemas de gestão laboratorial que automatizam o processo não é apenas informatizar todo o processo, mas também rever as análises e todo os fluxo de informações, garantindo incontáveis benefícios para o laboratório. E neste artigo, mostraremos quais são as principais vantagens da automação que tornam essa otimização possível e trazem muitos outros benefícios. Confira a seguir!

As 11 principais vantagens da automação laboratorial

1. Aumento da Produtividade

Com a automação, o ganho de produtividade no laboratório e a redução do tempo de entrega dos resultados são muito expressivos. Ambos se dão por meio da redução de tarefas repetitivas como cálculos e transcrição manual de dados (como a validade e o número de lote de amostras e matérias-primas).

2. Aumento da Qualidade

O aumento da qualidade da análise — que traduz-se em um aumento da eficiência operacional do laboratório com análises muito mais detalhadas — leva à diminuição dos erros laboratoriais (que podem chegar próximo ao zero), esta análise criteriosa gera no cliente uma maior confiabilidade nos resultados obtidos, além da redução dos retrabalhos no laboratório.

3. Melhora no Controle de Informações

A automação neste setor ainda agiliza o resgate das informações laboratoriais armazenadas no sistema. Com isso, consegue-se com maior facilidade, identificar eventuais desvios e de tendências dos mecanismos para tomar decisões acertadas e monitorar estes eventos para mensuração de resultados, qualidade, custos, etc.

4. Redução de Custos

Os custos operacionais do laboratório são diminuídos devido à melhor utilização de materiais e recursos humanos, bem como da expressiva redução do volume de registros feitos em papel e uso do Excel.

5. Eficácia no cumprimento de normas

Ao automatizar um laboratório, torna-se mais fácil para os técnicos atender aos requisitos das normas e regulamentações impostas, como a NBR ISO/IEC 17025 e demais exigências da Anvisa. Alguns LIMS, como o SampleManager da Thermo Fisher, por exemplo, permite ser configurado ao processo laboratorial específico e ainda garantir o cumprimento destas normas, inclusive facilitando o processo de auditoria.

6. Maior Integração entre setores

Quanto mais integrado o laboratório e demais áreas da empresa, mais fácil e ágil a troca de informações entre os setores por meio da transição de dados entre plataformas (LIMS e ERP por exemplo). Como resultado, temos a redução do tempo de comunicação, assertividade e segurança de informações transacionadas. Outras vantagens da integração setorial são: a correção dos métodos de produção e a liberação dos lotes de matéria-prima.

7. Agilidade dos laudos digitais

Os laudos e os relatórios emitidos e enviados de maneira completamente digital contribuem para tornar a entrega dos resultados rápidas e automáticas. Possibilite o acompanhamento de todo o processo por meio da rastreabilidade dos dados e gerar ganhos de produtividade e de custos.

8. Maior Segurança nas informações

A segurança e a confiabilidade nas informações é muito beneficiada. Isso é verificado porque a automação laboratorial mitiga as chances de erros causados interferência humana, como anotações manuais e uso de planilhas simples.

9. Maior Controle laboratorial

A automação do laboratório também garante um maior controle dos estoques, reagentes, insumos, matérias-primas, equipamentos e dos instrumentos dos laboratórios —  quanto à manutenção, calibração, entre outros aspectos.

10. Aumento da Rastreabilidade

Outra grande vantagem é permitir o rastreamento eficiente de todos os dados armazenados, inclusive o relacionados à identificação do analista do laboratório e dos equipamentos utilizados por ele. Lembrando que a rastreabilidade é fator crucial para a Auditoria, não somente gerando os logs, mas mapeando todo o processo, validações e interferências na ferramenta, de forma requerida pela ISO 17025

11. Melhora na Gestão laboratorial

A automação ainda facilita a gestão das exigências dos trabalhos no laboratório, intensificando a capacidade de análise do laboratório, sem que seja necessário aumentar a equipe, terceirizar o trabalho em épocas de maior demanda, nem tampouco ser necessário a realização de horas extras dentro do laboratório.

Por tudo o que vimos, podemos afirmar que a automatização agrega muito valor para o laboratório que consegue alcançar os seus objetivos por possibilitar a padronização de processos, a escalonização de produtividade, a qualidade analítica, a rastreabilidade, a confiabilidade dos resultados dos testes e muito mais segurança em todo o seguimento laboratorial.

As vantagens citadas deixam claro que investir em automação e tecnologia é uma das melhores maneiras de otimizar os processos do laboratórios, aumento de produtividade, a qualificação das análises e a diminuição dos custos das operações.

Antes da implementação da automatização com uma solução como o SampleManager LIMS, por exemplo, é importante fazer um estudo e mapeamento dos processos de seu laboratório para identificar todas as oportunidades de melhorias e avaliação prévia dos benefícios que podem ser alcançados.

Agora que você conhece 11 vantagens da automação laboratorial, aproveite para assinar nossa newsletter e comece a receber todos os nossos artigos úteis para o seu dia a dia assim que forem publicados.

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM