Acreditação de laboratórios pelo Inmetro: entenda todo o processo

A acreditação de laboratórios pelo Inmetro é, acima de tudo, uma ação voluntária de empresas. Ou seja: trata-se de um processo do qual os interessados devem se aplicar, promovendo mais qualidade os serviços prestados de calibração, ensaio e/ou exame para o seu público-alvo.

Por meio dela obtém-se um conhecimento sobre as boas práticas relativas aos processos de trabalho, focando exclusivamente nas necessidades e objetivos de seu laboratório. E é este o principal objetivo deste artigo: acompanhe-nos nesta breve leitura e entenda todo o processo de acreditação de laboratórios pelo Inmetro, bem como a sua importância e vantagens!

Quais são os diferentes tipos de acreditação?

A acreditação de laboratórios pelo Inmetro é um reconhecimento formal, concedido por órgãos competentes, que certifica um organismo como especializado em normas técnicas para gerir áreas ou departamentos inteiros.

No caso da acreditação de laboratórios pelo Inmetro, onde já se percebe a importância em demonstrar alto grau de conhecimento sobre a realização de atividades com segurança, fica nítida a importância em conquistá-la para agregar mais valor ao seu laboratório.

Vale observar, entretanto, que existe uma série de acreditações, e cada uma pode se enquadrar melhor aos objetivos que você tem para o seu negócio. Entre os principais, destacamos os seguintes:

  • Acreditação de laboratórios de calibração: concedida por meio da especialidade que a empresa apresente em metrologia visando uma capacidade melhor de medição dos seus instrumentos laboratoriais;
  • Acreditação de laboratórios de ensaios: concedida para o alinhamento às normas e métodos de ensaio que sejam desenvolvidos dentro do laboratório;
  • Acreditação de organismos de certificação: envolve a certificação dentro dos processos de gestão, produtos e pessoas. Quando falamos na acreditação de laboratórios pelo Inmetro, estamos evidenciando um fundamento em normas e guias reconhecido no Sistema Brasileiro de Certificação;
  • Acreditação de organismos de inspeção: segue a norma ISO 17020 com base nos critérios destacados pelo Inmetro/Cgcre.

Caso você ainda não saiba o que uma acreditação de laboratórios pelo Inmetro pode fazer pelo seu laboratório, continue conosco. A seguir, vamos listar as vantagens em fazê-la!Âncora

Quais são as vantagens da acreditação de laboratórios pelo Inmetro?

Como destacado, a acreditação de laboratórios pelo Inmetro é um reconhecimento formal, vindo de órgãos competentes, a respeito do nível de qualidade que o seu estabelecimento promove. Com isso, agrega-se mais valor à sua marca de maneira que os seus consumidores possam percebê-lo.

Só que isso não é tudo: por meio da acreditação de laboratórios pelo Inmetro você também pode se beneficiar de:

  • Obter melhorias contínuas e significativas a partir do conhecimento de avaliadores tecnicamente competentes do mercado;
  • Conferir uma reavaliação completa dos sistemas de gestão do seu laboratório, o que pode se traduzir em mais produtividade, em menos tempo, e com menos riscos de erros;
  • Estabelece uma relação de confiança com o público, que confia em certificações reconhecidas no mercado;
  • Avalia os processos de maneira que a tomada de decisão se torna mais assertiva, após realizada a acreditação de laboratórios pelo Inmetro.

É importante mencionar também que a acreditação de laboratórios pelo Inmetro trabalha a partir de diretrizes que são usadas país afora. Isso coloca a certificação em pé de igualdade com tantos outros órgãos internacionais que prestam o mesmo tipo de serviço.

Dessa maneira, para os laboratórios nacionais isso se configura em um salto qualitativo nos serviços prestados. Sem falar que gera vantagem competitiva para se diferenciar no mercado e coloca o seu empreendimento em foco. É, portanto, uma etapa fundamental para qualquer negócio que busque um desenvolvimento harmônico e sustentável.

Como realizar a acreditação de laboratórios pelo Inmetro?

Para quem tem interesse em realizar a acreditação de laboratórios, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) presta todo o auxílio necessário — seja por meio de informações documentação necessária —, e em todas as etapas do processo.

Cabe aos laboratórios a pesquisa e planejamento pré-definidos para compreender qual tipo de acreditação será realizado, como:

  • Acreditação de laboratórios de calibração e de ensaio segundo requisitos da NBR ISO/IEC 17025;
  • Laboratórios clínicos;
  • Laboratórios de ensaio segundo as Boas Práticas de Laboratórios (BPL).

Antes de ingressar com a solicitação formal para a acreditação de laboratórios pelo Inmetro, entenda melhor sobre cada uma delas e verifique qual melhor se encaixa aos seus objetivos e necessidades.

Como se antecipar para obter a acreditação?

Vale destacar que o seu laboratório deve estar muito bem alinhado às exigências regulatórias antes de solicitar a acreditação pelo Inmetro. E o meio mais produtivo para isso é integrando toda a gestão laboratorial em um sistema consolidado no mercado, como o LIMS.

Trata-se da solução mais usada em laboratórios do mundo inteiro, proporcionando todas as necessidades de sua empresa em uma só plataforma. Ela pode ser acessada via nuvem ou mesmo por meio de OnPremises — quando é instalada diretamente na sua infraestrutura.

Assim, não é requerida uma instalação, apenas uma conexão com a internet par obter uma implantação eficaz e dentro do seu prazo. O melhor: o LIMS atende às seguintes normas regulatórias:

  • ISO17025;
  • ANVISA;
  • MAPA;
  • FDA;
  • WADA;
  • Inmetro.

Ou seja: você obtém mais eficiência no laboratório, produtividade em menos tempo — e reduzindo os custos — e antecipa todas as exigências dos órgãos para obter a sua acreditação e, assim, agregar mais valor aos serviços prestados.

Vale lembrar, ainda, que esse tipo de acreditação ajuda a criar uma rotina mais preventiva, para o seu estabelecimento, e é capaz de agregar uma evolução gradual de sua rotina laboratorial. Convém, portanto, adiantar-se e tornar esse processo muito mais harmônico!

Para você ter um bom exemplo de como isso funciona na prática, convidamos você a ler outro artigo nosso, que explica o funcionamento da calibração RBC Inmetro!

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo