Análise de água: como o SampleManager pode ajudar o seu laboratório?

Testar fontes de água é um passo crítico para todas as pessoas e indústrias. Todos somos afetados pela qualidade da água, sejam famílias ou grandes empresas.

Por isso, existem organizações governamentais que procuram regulamentar as águas, visando proteger a sociedade contra riscos ambientais e de saúde. Os laboratórios possuem um papel crucial nesta demanda. É deles que saem o laudo de qualidade das águas, tanto a fornecida para a população quanto a despejada em mares, rios e até o tratamento de esgoto.

Sabia que o Sample Manager pode ser um grande aliado na análise da água? Leia o artigo abaixo e veja como!

Por que a análise de água deve ser realizada por um laboratório?

A água deve ser testada regularmente para manter a fonte segura e sem riscos potenciais para a saúde/meio ambiente. O tipo de teste necessário dependerá dos componentes exclusivos específicos da fonte de água em questão.

Quando falamos em análise de água, significa análise ambiental, tanto da água fornecida para a população (exemplo: Copasa e Sabesp) bem como a qualidade da água despejada pelas indústrias em rios e mares, além do tratamento de esgoto. Quem faz a contestação da qualidade dessas águas é o laboratório e os desafios de coleta, planos de amostragem, especificações de saúde, controle e relatórios.

O teste de água necessário pode ser impactado por fatores como regulamentos locais e federais, localização, clima, infraestrutura, agricultura e até mesmo o nível de detecção desejado. Muitos testes de campo incluem pH, cor, componentes químicos presentes na água, ferro e minerais.

Análises laboratoriais em vez de testes no local

Devido à criticidade, são recomendadas análises laboratoriais em vez de testes no local. As análises de laboratório geralmente oferecem resultados mais aprofundados e precisos, principalmente quando os contaminantes nocivos podem estar presentes.

Devido à importância deste elemento para a exatidão das análises, muitas entidades nacionais e internacionais são responsáveis para regular as normas que orientam o controle de qualidade. Dentre as principais, estão:

  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);

  • American Society for Testing and Materials (ASTM);

  • Standard Methods for Analysis of Water and Wastewaters;

  • United States Pharmacopeia (USP)(5, 7-9);

  • American Chemical Society (ACS);

  • British Standards Institute (BSI);

  • International Organization for Standardization (ISO);

  • College of American Pathologists (CAP);

  • Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI);

  • Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como fazer a amostragem de água?

Para fazer um controle de qualidade da água, a análise precisa seguir alguns requisitos básicos. O primeiro deles é o plano de amostragem, que tem por objetivo normatizar todas as atividades de análise, coleta, meios de testagem e organização dos resultados. O plano de amostragem deve ser composto dos seguintes passos:

  • Objetivos da amostragem: neste passo, defina quais os objetivos da análise, como estabelecer o nível de pureza da água;

  • Levantamento de informações para a coleta: deve-se definir o que será realizado na amostragem, como parâmetros, locais de coleta, técnicas e quantidade;

  • Infraestrutura requerida: defina qual é a infraestrutura necessária para realizar os testes, desde o transporte, instrumentos usados, recursos humanos, medidores, armazenamento e softwares para análise de dados;

  • Cuidados para amostragem: neste passo, deve-se fazer uma lista de todos os cuidados a serem tomados, para que os resultados sejam os mais fidedignos possíveis. Eles vão desde o uso dos frascos corretos e abrigo da luz solar até o registro;

  • Metodologias gerais: deve-se definir quais são os parâmetros para a análise da amostra, que vão desde a turbidez da água, cor, cloro residual, pH e metais. Clique aqui e confira o escopo de acreditação usado pelo INMETRO;

  • Técnicas de coleta e preservação: para a completa realização deste passo, deve-se consultar as normas referentes à análise específica;

  • Pré-Tratamentos: deve-se verificar se há necessidade de um pré-tratamento, que pode ser filtragem ou destilação da água;

  • Atendendo a ISO/IEC 17025: esta norma visa dar a correta acreditação a todos os elementos do laboratório. Então, neste passo, verifique se a amostra de água atende aos requisitos da norma ISO/IEC 17025.

Como o Sample Manager ajuda a realizar a análise de água?

Uma das partes mais importantes para uma boa análise é a instrumentação correta e calibrada. A fim de garantir resultados precisos, o software LIMS Sample Manager é um grande aliado.

Ele automatiza diversos procedimentos, garante a calibração dos instrumentos e a integridade dos reagentes, possibilita agilidade e análise precisa de dados. Veja abaixo tudo o que esse sistema pode fazer pelo seu laboratório:

Integrar os instrumentos e reagentes

O Sample Manager possui total integração com os instrumentos, o que facilita a análise pois a deixando mais precisa. Ele possibilita verificar se os instrumentos estão corretamente calibrados, se os reagentes estão íntegros (validade e armazenamento) e se os procedimentos estão sendo corretamente seguidos. Desta forma, é possível garantir que a análise não terá nenhum fator que a inviabilize e também a máxima correção dos resultados.

Relatórios precisos e cruzamento de dados inteligente

Os resultados dos testes precisam estar em um banco de dados seguro, a fim de que sejam facilmente acessados, cruzados e para que não haja risco de serem alterados. Por isso, documentos físicos e planilhas não são recursos recomendados para tal tarefa.

O Sample Manager oferece a segurança e a facilidade necessárias para armazenar os resultados da amostra. Ele conta com recursos como controle, resultado, versionamento da análise e um sistema de consulta, que permite gerar uma ampla gama de relatórios de acordo com as suas necessidades.

Atendimento a ISO/IEC 17025

O Sample Manage foi construído para atender às principais normas de qualidade e orientações dos laboratórios, incluindo a ISO/IEC 17025. Com ele, é possível garantir que as normas de qualidade serão atendidas com a máxima precisão. Isso não apenas impacta em uma correta análise de água, como qualifica o seu laboratório para o atendimento das normas internacionais de acreditação do laboratório.

A Interfusão é uma empresa com a expertise necessária para a implantação do Sample Manager e tem a competência para atender a todas as especificidades do seu laboratório. Ela não apenas garante o fornecimento de um Software de Gestão Laboratorial de qualidade, como é uma grande parceira na criação de projetos de informatização.

Educar a sociedade sobre os riscos para a saúde/meio ambiente presentes nas fontes de água, bem como encoraja o teste laboratorial das suas águas ajuda a aumentar a compreensão dessas possíveis ameaças. Cada passo, desde o plano de amostragem até a escolha dos instrumentos, deve ser realizado com cuidado. Portanto, invista em assertividade e faça o seu laboratório se destacar pela qualidade.

Quer conhecer tudo o que o Sample Manager pode fazer pelo seu laboratório? Ficou interessado e quer levar essa solução para o seu negócio? Entre em contato com um dos nossos consultores!

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo