Analista de laboratório: 13 dicas para fazer um bom trabalho!

Para ser um bom analista de laboratório, não basta apenas dominar as técnicas ou ter grande conhecimento da área laboratorial. O que faz um profissional se destacar é um conjunto de habilidades e atitudes.

É comum dizer que um bom técnico não necessariamente é um bom líder e vice-versa. Isso porque o líder necessita de boas habilidades para lidar com os outros, mais do que domínio das técnicas.

Muitas pessoas cometem o erro de acreditar que a sua carreira não está em suas mãos. No entanto, independente do ambiente onde o profissional está inserido, é possível assumir o controle e impulsioná-la.

Já se perguntou se você tem real controle sobre a sua carreira como analista de laboratório? Confira as 13 dicas que preparamos para ajudá-lo a ser um bom profissional!

1. Faça uma autoavaliação

Assim como qualquer empreendimento, você tem seus pontos fortes e fracos. Para que possa vencer na carreira, é preciso conhecê-los e usá-los a seu favor.

Faça um inventário de suas habilidades e deficiências. Assim, você saberá quais as próximas habilidades a serem adquiridas. Outro exercício bom é imaginar o quanto você pagaria por um profissional como você.

2. Sempre negocie com seus empregadores

Negocie com os seus empregadores quando não achar uma oferta justa. Não aceite impulsivamente qualquer proposta, a não ser que seja extremamente vantajosa.

Um empreendedor está sempre procurando por um bom negócio e você deve focar no mesmo. Aprenda a negociar pagamentos e benefícios para que você se sinta bem sobre a parceria. É uma forma de mostrar para si mesmo e para seu chefe que você não trabalha “para” um empregador, mas sim trabalha “com” um empregador.

3. Faça tudo sempre bem-feito

Lembre-se que fazer as coisas bem é mais importante do que fazer coisas novas. Concentre-se em construir sua experiência e entender como você resolve a dor de seu empregador. É mais importante você ser bom em poucas coisas do que ruim em todas as tarefas.

4. Trabalhe com pessoas que podem agregar

Procure os profissionais mais inteligentes com os quais você pode trabalhar. Encontre empresas que você admira e respeita. Assim, você terá mais possibilidades para aprender, crescer e montar seu network com pessoas habilidosas e promissoras.

5. Tenha clareza dos seus objetivos

Quer ser o melhor em sua carreira como analista de laboratório? Tenha objetivos claros, mas não apenas os seus.

Concentre-se nas necessidades, desejos e objetivos de negócios das pessoas com quem você está se associando. Você será capaz de oferecer mais valor para a empresa e obter mais reconhecimento em troca. Ao exceder as suas expectativas, você obterá não apenas mais competência, como respeito e confiança de quem trabalha com você.

6. Garanta estabilidade financeira

Poupe seu dinheiro para que possa se assegurar em qualquer situação. Você pode se considerar estável quando tiver dinheiro guardado que equivale a um ano de renda.

Isso é importante pois cada trabalho é temporário. Ter a segurança da poupança lhe dará o poder de tomar as melhores decisões.

7. Procure por experiências e erros para evoluir

Não há falha real. Experimentamos, aprendemos e crescemos. Você não vai sobreviver e prosperar em sua carreira se você não aprender constantemente coisas novas. Errar nos ensina o que não fazer e isso é uma coisa boa!

Quem trabalha em laboratório sabe como é difícil, por exemplo, criar relatórios a prova de falhas. Isso acontece porque a rotina de preencher planilhas de forma manual acaba fomentando erros humanos. É quase impossível realizar essa tarefa com perfeição. Para estes casos, uma solução tecnológica que automatize e informatize esses processos repetitivos pode ser uma grande aliada dos profissionais.

8. Dedique-se aos estudos

Nossa era é caracterizada pelas rápidas mudanças. Novas profissões e oportunidades surgem à medida que antigas são extintas. Todos os dias, novas habilidades se fazem necessárias para que o profissional possa manter um bom desempenho.

Por isso, é importante que você reserve tempo para estudar. Principalmente, aproveite seu trabalho para que ele seja uma fonte constante de aprendizado.

Estar aberto a opiniões diversas é uma forma de aprender. Pesquisar novas ferramentas e soluções para o laboratório também é uma ótima forma de aprendizado, que pode render muitos pontos positivos com seu gestor.

9. Dedique-se ao trabalho

Uma das melhores maneiras de se tornar um analista de laboratório é ter dedicação ao que você faz. Você precisa ser visível no escritório e ser visto como confiável e útil.

Levará tempo para desenvolver esta “presença”, mas você pode usar, por exemplo, softwares gestores para controle de prazos, que são mais eficientes que planilhas de excel. Assim, você será visto como o funcionário que sempre auxilia a equipe a cumprir os prazos.

10. Evite pessoas negativas

Elas diminuem sua energia. Desenvolva-se como um profissional focado e rodeado de pessoas positivas. Assim, você desenvolve um mindset de sucesso!

11. Divirta-se

Trata-se de um elemento frequentemente esquecido do trabalho. A sua profissão ocupará cerca de 30 anos da sua vida, portanto, garanta que você realmente gosta de ir ao trabalho e equilibre a vida, reservando tempo para a família e amigos.

12. Tenha uma ética pessoal forte

Bons líderes são aqueles que resistem a testes de integridade e compartilham com a sociedade um traço subjacente de uma ética forte. São os que fazem o que é certo para si, para sua empresa e para a sociedade.

Não aja fora de seus padrões éticos. O risco e as perdas não compensam os ganhos.

13. Trabalhe o seu espírito de equipe

É muito importante que os profissionais saibam trabalhar em equipe. Por mais capacitado e melhor que seja a pessoa, é quase impossível realizar um projeto sozinho.

Portanto, saber ter e criar harmonia em seu ambiente de trabalho é importante para que os projetos possam fluir sem problemas, com mais agilidade e assertividade. Como dito anteriormente, habilidades interpessoais são elementos tão importantes para bons líderes quanto conhecimentos técnicos.

Estas são algumas dicas importantes para que você seja um bom profissional e construa uma carreira de sucesso. Tenha sempre em mente que o bom profissional é aquele que sabe aliar as técnicas aos comportamentos mais eficazes.

Tem alguma dica para se tornar um bom analista de laboratório? Comente o post e compartilhe sua experiência!

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo