Ir para o conteúdo principal

Qual a melhor forma de preparar seu laboratório para uma auditoria?

A auditoria é um processo muito importante que garante que seu laboratório siga as boas práticas laboratoriais e esteja dentro das conformidades.

Não estar de acordo com as normas e regulamentações pode resultar na reprovação de auditorias e trazer diversas consequências para a gestão laboratorial.

Segundo o INMETRO, a acreditação é o reconhecimento formal da competência dos Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC) para atenderem requisitos previamente definidos e realizar suas atividades com confiança. É uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação das organizações.

Existem diferentes tipos de acreditação, por isso, você deve analisar antes qual se enquadra melhor com o seu tipo de negócio. Leia o nosso artigo que aborda um pouco mais sobre a acreditação realizada pelo Inmetro para saber mais detalhes sobre esse assunto.

Mas, você sabia que a auditoria é a última etapa do processo para obter a acreditação?

Por isso, prepare seu laboratório para esse momento, pois uma auditoria exige tempo, esforço e comprometimento. Para te ajudar, separamos algumas etapas que devem ser seguidas antes de você solicitar a acreditação.

Defina o escopo da auditoria

O escopo da auditoria determina o seu nível de complexidade e qual será a extensão das atividades realizadas durante esse período. Por exemplo, nessa etapa você pode definir quais os padrões ou documentos no sistema ou ambiente do auditado que devem ser especificados, qual o cálculo de incerteza que será adotado, os tipos de instrumentos a serem atendidos, entre tantas outras questões a serem definidas na etapa do escopo.

Prepare o ambiente do laboratório

Certifique-se que seu laboratório esteja limpo e organizado para receber os auditores. Essa etapa é muito importante para que você não tenha surpresas durante a auditoria.

Realize uma auditoria Interna

Realizar auditorias internas é essencial para entender se seu laboratório atende os requisitos regulamentares, além de ser uma ótima forma de preparar a sua equipe para o processo de entrevistas. Nessa etapa você consegue identificar os pontos que ainda devem ser aprimorados, e por isso essa é uma fase crucial para aumentar a eficácia do sistema de gestão para as auditorias externas.

Invista em um sistema de gestão laboratorial

Esse passo sem dúvidas é um dos mais importantes, se não o mais importante para você ser bem-sucedido no processo de acreditação. O LIMS é o sistema de gerenciamento laboratorial mais consolidado do mercado.

Essa solução atende as principais normas regulatórias como a ISO 17025, ANVISA, MAPA, FDA, WADA e Inmetro.

Com o LIMS seu laboratório é capaz de rastrear todos os processos laboratoriais, realizando o gerenciamento de amostras, dados e testes de forma automatizada, garantindo a confiabilidade dos dados e a rastreabilidade das informações. Através dessa solução você assegura a eficiência do laboratório, aumenta sua produtividade e ainda reduz custos.

Se você quer garantir a aprovação do seu laboratório no processo de acreditação, antecipe-se a isso!

Entre em contato com um dos nossos especialistas na solução LIMS . A Interfusão é uma empresa líder em excelência de serviços em implementações de sistemas e suporte técnico. Focada em automação de laboratórios, trabalhamos na implementação de softwares para laboratórios e centros de pesquisa, incluindo a solução de sistema LIMS.

Deixar um comentário

Fechar Menu
EnglishPortugueseSpanish