Fatores que devem ser analisados na escolha de sistemas LIMS ou LIS (parte 2)

Neste artigo daremos continuidade na série “4 fatores que devem ser analisados na escolha de um LIMS ou LIS”. No artigo anterior falamos sobre os fatores Acessibilidade e Relação Custo x Benefício. Nesta sequência traremos os temas Capacidade de integração e Foco na transformação Digital. Confira!

3. Capacidade de integração

O avanço tecnológico precisa ser aproveitado de forma integrada pelas companhias que desejam se tornar mais competitivas. Essa é uma tendência sem volta, principalmente, no setor de saúde. Por isso, é indicado verificar com um critério de alta relevância se um sistema LIMS ou LIS é capaz de ser integrado a outras ferramentas e sistemas corporativos utilizados para acompanhar o andamento de atividades que envolvem o laboratório e outras áreas estratégicas das empresas.

Hoje, os gestores das diferentes áreas necessitam contar com dados precisos e atualizados em tempo real para tomar uma decisão mais ágil e eficiente. Assim, à medida que uma empresa se torna mais informatizada em várias áreas e capaz de integrar as informações estratégicas, maiores são as possibilidades de tomar decisões mais assertivas, de forma que a informação flua de maneira natural para correlacionar dados que podem ser utilizados na gestão e também na obtenção de insights importantes para alimentar os processos de melhoria contínua.

Em resumo, é muito importante que, na escolha de um sistema LIMS ou LIS, seja constatada a capacidade de integração desse software a outras ferramentas de gestão e operacionais utilizadas pela companhia. Essa postura colabora para ter mais garantias de que a solução contratada não criará silos entre os departamentos e agregará mais valor ao negócio.

Um sistema LIMS e LIS estão no meio de uma rede de processos e informações de produção, controle de qualidade, garantia de qualidade e pesquisas que podem contar com uma gama de outras classes de aplicações de diversas áreas, Em um sistema LIMS existem integrações tais como ERP, para gestão de estoques e de produção gestão de lotes, produtos e especificações, CRM, para integração de dados dos clientes, ordens de serviços, amostras e resultados, MES, para integração com ordens de manufatura e produção industriais e PIMS para integração com sensores, supervisórios e redes de automação, ligadas aos pontos de amostragem por exemplo. 

E para os sistemas LIS, existem as integrações com vários outros sistemas de informática baseados em saúde, potencialmente usando protocolos como o HL7 ou Health Level 7, um conjunto de normas internacionais para a representação e a transferência de dados clínicos e administrativos entre sistemas de informação em saúde.

Mais detalhes podem ser vistos também neste nosso outro artigo: Sistemas de Gestão Laboratorial LIMS x LIS – Quais as principais diferenças?

 

4. Foco na Transformação Digital

As soluções capazes de eliminar o uso do papel, de automatizar processos e transformar os modelos de negócios são ferramentas poderosas para atuar na real transformação digital das empresas.

Considerando o elevado grau de competitividade no mundo corporativo, uma empresa precisa sempre rever procedimentos e processos, mesmo que os resultados pareçam já estar acima das expectativas, e o uso de tecnologias digitais pode trazer inúmeros benefícios na busca por estas melhorias e aumento de produtividade.

A aplicação de novas tecnologias busca, em um primeiro momento, aumentar a produtividade e reduzir custos. Sabemos que todo gestor busca o aumento de eficiência e uso de seus recursos e todo gerente de TI e Inovação gostaria de poder aplicar um alto nível tecnológico em seus projetos.

Contudo, a análise de mudanças e adoção de tecnologias deve ser muito mais abrangente para entendermos quais os principais benefícios e objetivos ao se buscar a otimização e digitalização nos processos laboratoriais modernos. 

Buscar a transformação digital deve gerar muito mais valor do que apenas uma maior eficiência operacional. 

A transformação digital aplicado aos processos laboratoriais está diretamente ligada à adoção de sistemas de gestão LIMS e LIS e devem responder a questões mais importantes, tais como:

Eficiência: como esta transformação vai aumentar a produtividade utilizando menos recursos?

Velocidade: quão rápido o laboratório pode ser (e deve) para gerar informação de qualidade em um menor tempo, utilizando estas novas tecnologias?

Segurança e Integridade dos Dados: se eu adotar esta transformação digital, quão seguros e íntegros os dados gerados serão mantidos?

Visão Estratégica e Analytics: ao aplicar as tecnologias, os dados gerados pelo laboratório vão se transformar em informações valiosas para análise e para tomada de decisões estratégicas do negócio?

Saiba mais sobre estas questões nos outros artigos de nosso blog na sessão Os principais Objetivos e Processos Laboratoriais otimizados por meio da Tecnologia 

 

 

Como a Interfusão pode ajudar na implantação de um projeto de sucesso de sistemas LIMS e LIS na sua organização?

Entendemos que todos os laboratórios, independente do setor e dos diferentes ambientes, como os laboratórios de controle de qualidade e produção nas indústrias e os laboratórios de análise clínica, médica e hospitalares, devem conhecer as tecnologias e softwares de gestão de seus processos e informações, para promover a contínua otimização de seus resultados usando a tecnologia. 

E que para isso, é necessário contar com parceiros capacitados, atuando consultivamente na transformação digital e automação laboratorial, com o desenho de projetos e soluções cada vez mais eficientes.

A Interfusão se destaca por contar com um time de serviços experiente, com vasto conhecimento em processos laboratoriais e em metodologias de implantação, com projetos de sucesso e clientes satisfeitos há mais de 20 anos, no Brasil, América Latina, Europa e EUA e com parceiros líderes de mercado, para promover as melhores tecnologias e softwares LIMS, LIS, Data Analytics, aplicativos móveis, WEB e IoT.

Temos como foco entender as dores e encontrar soluções específicas para nossos clientes. 

Os projetos desenvolvidos pela Interfusão priorizam o aperfeiçoamento da gestão laboratorial, com uma avaliação e desenho de soluções sob medida para a realidade de cada cliente, visando o melhor aproveitamento dos recursos e um rápido retorno de investimentos.

Nosso maior objetivo é promover a melhoria contínua para o seu laboratório, indicando a melhor solução a ser implantada e garantindo uma gestão estruturada e de sucesso para os seus projetos e objetivos estratégicos.

Venha com a gente nessa jornada para aumentar a produtividade e otimizar os processos e a gestão do seu laboratório. Entre em contato conosco agora mesmo, queremos conhecer a história de sua empresa e seus desafios! 

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo