Saiba como funciona o LIMS e alavanque os resultados do seu laboratório

informatização de um laboratório possui inúmeras vantagens, como o aumento da produtividade, diminuição de falhas e maior confiabilidade dos resultados. Portanto, um sistema de gerenciamento de informações de laboratório, conhecido como LIMs, é um recurso imprescindível para laboratórios eficientes.

O LIMS é um software que permite gerenciar de forma eficaz amostras e dados para melhorar a eficiência do laboratório. Usando um LIMS, seu laboratório pode automatizar fluxos de trabalho, integrar instrumentos e gerenciar amostras e informações associadas. Laboratórios usando LIMS aumentam o profissionalismo e a capacidade de satisfazer demanda dos clientes.

Como o uso do LIMS alavanca os resultados de um laboratório? Este artigo vai explicar tudo sobre, confira!

O que é e como surgiu o Sistema LIMS?

Os produtos foram desenvolvidos no início dos anos 80. Nesta década, esses sistemas, muitas vezes, exigiam uma customização significativa para atender às necessidades de um laboratório específico quanto ao fluxo de trabalho e relatórios.

Conforme a tecnologia avançou, o LIMS se desenvolveu em paralelo e ocorreu um movimento para sistemas mais abertos e configuráveis. Isso proporcionou aos laboratórios mais flexibilidade para atender às suas necessidades dentro de um pacote comercial padrão.

O LIMS tem por objetivo dar apoio aos laboratórios no cumprimento dos requisitos de produtividade exigidos pelo mercado. Estes sistemas tornam as informações mais seguras e confiáveis, já que minimiza os erros por substituir tarefas manuais por processos automatizados.

Uma solução completa e integrada

O fato do LIMS ser uma solução completa e integrada é importante, pois a compra de várias soluções diferentes e fragmentadas podem gerar grandes problemas de integração. Por exemplo, imagine que um laboratório lança um portal WEB que permite que os clientes consultem os resultados dos exames, ou seja, dados do LIMS.

Além de estar integrada ao sistema, esta solução precisa ser compatível com diversos navegadores e possuir criptografia que garanta a segurança dos clientes. Com um sistema completo, a chance de erros nos sistemas, insegurança, problemas de integração entre outros é minimizada. Então, talvez seja uma boa ideia investir em um sistema completo, em vez de selecionar várias pequenas soluções.

Quais os benefícios do LIMS para o seu laboratório?

Dentre os principais benefícios no uso do LIMS, é visível que um dos primeiros benefícios facilmente notáveis é a redução nos custos, bem como um ganho na produtividade. Ele diminui os custos de produção, acelera e facilita a liberação dos lotes de matéria-prima.

A implementação do LIMS aumenta e muito a produtividade. Com acesso facilitado aos dados, aumenta a capacidade de gerar relatórios e analisar os dados.

Com isso, o time fica liberado de atividades mecânicas e manuais, concentrando-se no que é realmente importante. Ele permite a emissão e envio digital de resultados e/ou dos relatórios. O envio eletrônico tem um impacto muito grande na diminuição de tempo de entrega, impactando diretamente nos custos e aumentando a confiabilidade do laboratório.

Principais vantagens

  • Melhora a normalização e o controle de qualidade, fazendo com que laboratórios se adequem às normas e regulamentações como a NBR ISO/IEC 17025;

  • Controle de inventário e insumos, tais como vidros, produtos químicos, padrões de trabalho, materiais de referência e peças de reposição de instrumentos. As mensagens de aviso podem ser geradas quando os estoques estão abaixo de um valor definido;

  • Calibração e manutenção de instrumentos com configuração de mensagens de advertência para avisar que a calibração ou manutenção de um instrumento é necessária;

  • Fornece um gerenciamento de dados seguro e fornece acesso em tempo real a eles, permitindo pesquisa, relatórios e integração com outros processos;

  • Adequado às operações de laboratório, incluindo a capacidade de efetivamente receber e gerenciar informações das amostras;

  • É muito flexível e é facilmente adaptável às funções de qualquer laboratório;

  • Oferecem simplicidade, incluindo de implementação. Possui facilidade de aprendizado pelos profissionais de laboratório. As adequações podem ser realizadas por estes mesmos profissionais, sem a necessidade de uma equipe de TI;

  • Possui grande poder de automatização do laboratório, substituindo o trabalho manual. É possível automatizar desde o controle de estoque, calibração de instrumentos e até mesmo a execução de pareceres das amostras. Isso gera um aumento significativo da eficiência operacional do laboratório;

  • Aumento da integração do laboratório às demais áreas da empresa, diminuindo o tempo na troca de informações e o retrabalho.

Como escolher a melhor solução de LIMS?

Existem vários requisitos que devem ser considerados na escolha do sistema, como os fornecedores e funcionalidades mínimas do sistema. O LIMS ideal é aquele que engloba todas as atividades e necessidades do laboratório.

É importante que o LIMS tenha flexibilidade para o usuário final, para que ele possa gerir sua própria solução, sem estar atrelado a customizações e ao fornecedor do sistema. Essa é também uma maneira de garantir que o projeto será executado dentro do prazo e do orçamento determinado.

A seleção do fornecedor é muito importante e deve levar em consideração outras variáveis além do preço. É um relacionamento de longo prazo, portanto veja se o fornecedor oferece um sistema robusto e flexível, suporte adequado e treinamento. Portanto, não se trata de selecionar um fornecedor e sim um parceiro de solução.

Um investimento de longo prazo

Como dito, a compra de um LIMS é um investimento de longo prazo. Verifique se há contratos de suporte de acompanhamento, upgrades de produtos, cursos de treinamento e novos requisitos regulatórios.

É importante ter um fornecedor que atualizará continuamente suas ofertas de produtos, alavancará novos aprimoramentos de tecnologia, atenderá aos requisitos regulatórios em constante mudança, solicitará feedback aos usuários e fornecerá suporte técnico de alta qualidade. A implementação do LIMS requer uma abordagem de equipe e, como tal, a sintonia de todos os envolvidos é fundamental para o sucesso do projeto.

As credenciais do fornecedor, como a certificação ISO 9001: 2000, são igualmente importantes. Muitas empresas exigem que eles só comprem produtos de fornecedores que também têm um sistema de gestão de qualidade auditada no lugar. Além de certificações, potenciais clientes devem considerar a compreensão da empresa de necessidades da indústria, reputação entre outros. Este artigo visou mostrar um pouco do que é o LIMS e como esse software têm ajudado empresas do mundo inteiro a terem um laboratório mais eficiente.

Gostou do artigo? Então assine a Newsletter e fique por dentro de outros conteúdos que temos para você!

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo