Como ganhar produtividade no trabalho com o LIMS?

A produtividade no trabalho é um tema de cabeceira para muitos empreendedores. Só que o desafio está no equilíbrio entre manter ou aumentar a produtividade no trabalho, mas sem perder a qualidade dos serviços ou produtos e os custos sob controle.

Na gestão laboratorial, a solução para essa harmonia comercial atende pelo nome de LIMS — sigla em inglês para Laboratory Information Management Systems. Trata-se de um software completo, que é amplamente utilizado no setor por reunir um conjunto de ferramentas capazes de integrar diversas funções no dia a dia de sua empresa.

Com isso, alia-se agilidade no serviço com o nível de excelência aprimorado e os custos estáveis. Quer saber, então, como ganhar produtividade no trabalho com o auxílio do LIMS? Siga com a leitura deste post que nós explicamos tudo para você!

O que é e como surgiu o Sistema LIMS?

A necessidade em informatizar e digitalizar as informações fez com que o setor laboratorial se transformasse. Agora, a integração de dados físicos e virtuais é facilitada a partir do uso de softwares que atuem muito bem alinhados com a produtividade no trabalho — como o LIMS.

Esse recurso se tornou rapidamente imprescindível para os laboratórios — independentemente do seu porte ou setor de atuação. O LIMS permite o gerenciamento de amostras e dados com muita fluidez. Isso é fortalecido com o uso de sistemas integrados e cuja programação automatiza fluxos de trabalho e promove melhorias múltiplas em sua rotina.

Antes de chegarmos às funções do LIMS, entretanto, convém situá-lo em nosso contexto social. Os primeiros sistemas laboratoriais datam do início da década de 1980, mas foi apenas com os avanços tecnológicos que o LIMS se consolidou como solução integrada e personalizável. E é esse um dos grandes trunfos desse tipo de software.

Na Interfusão, por exemplo, o LIMS é uma solução que oferece a segurança e mobilidade que você pode precisar para gerir o seu negócio, por meio de informações salvas na nuvem. Assim, sua equipe pode acessar qualquer informação desejada de onde estiver, e a qualquer hora.

De que forma o LIMS funciona e como ele pode ser útil no seu laboratório?

Nas últimas décadas o LIMS acompanhou as mudanças tecnológicas e sociais. Hoje em dia, isso se configura em um produto sólido e altamente versátil, que é compatível com outros sistemas relacionais de dados — Oracle e SQL Server, por exemplo. Com a automação promovida pelo software, os erros são minimizados, o que se traduz em mais produtividade no trabalho.

De fácil configuração e uso, o LIMS integra os sistemas e coloca diante de sua equipe toda base de dados que ela precisa para lidar com os procedimentos analíticos. Lembra-se daquele equilíbrio citado no início do artigo? Com a solução LIMS da Interfusão, você obtém mais qualidade e agilidade na análise e criação de relatórios e certificados de qualidade, além de reduzir custos com implementação ou treinamento de colaboradores.

Como funciona?

Basicamente, o LIMS atua como um centralizador de informações para auxiliar na gestão laboratorial. Ele pode ajudar com a elaboração e o catálogo de novos compostos, além de contribuir com a manutenção do que foi produzido e já se encontra na cadeia de custódia.

Para tanto, cabe aos profissionais a prévia tarefa de manter todos os dados, normas e necessidades devidamente cadastrados. Com isso, o LIMS integra as informações e facilita os processos que podem ser automatizados.

Quais as vantagens que o LIMS oferece?

Esse produto centralizador e de gestão laboratorial oferece muitas vantagens na rotina do seu empreendimento. Algumas das principais você confere logo a seguir:

  • Facilita a adequação do laboratório às normas e regulamentações a serem seguidas — como a NBR ISO/IEC 17025;
  • Permite o controle de inventário e insumos, o que ajuda sua equipe a se antecipar e controlar a entrada e saída de itens;
  • Alertas a respeito da calibração ou manutenção de instrumentos;
  • Integra os dados cadastrados com outros sistemas usados em seu laboratório;
  • Alto poder de automatização de processos, como o já citado controle de estoque ou mesmo a execução de pareceres diversos. Como exemplo, podemos citar as amostras laboratoriais.

Como ele pode ajudar a aumentar a produtividade no trabalho?

Como resultado do que listamos acima podemos destacar que os setores de sua empresa ficam mais próximos e interligados. Assim, a comunicação é mais fluída e os processos transcorrem com mais naturalidade.

Além disso, os custos disso são baixos, comparados a um treinamento extenso de mudança no fluxo produtivo. E o seu laboratório fica muito mais próximo daquilo que a concorrência já tem se mobilizado, que é a busca pelas melhores soluções tecnológicas.

Voltamos, então, à essência para quem procura harmonia no ambiente corporativo: redução de custos, mais produtividade no trabalho e aumento exponencial no nível de excelência.

Como a automatização do laboratório pode trazer resultados importantes no dia a dia?

As exigências aumentam constante e consideravelmente ao longo do tempo. Laboratórios que não seguem tais exigências estão fadados à estagnação. Por isso, soluções como o LIMS da Interfusão tornam a rotina mais assertiva, imune a riscos e desalinhamentos com padrões e exigências e dão mais tempo para que sua equipe se preocupe com tarefas estratégicas.

Afinal de contas, uma das grandes vantagens em implementar mais tecnologia no fluxo de trabalho é a remoção de tarefas mecânicas e repetitivas dos seus colaboradores. Outras vantagens que podemos citar, de maneira ampla:

  • Mais produtividade no trabalho com a redução no tempo de entrega de tarefas variadas;
  • Minimização de erros;
  • Mais qualidade no serviço entregue, bem como na confiabilidade e credibilidade de sua empresa;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Melhorias qualitativas no atendimento;
  • Alinhamento mais prático com os requisitos e normas regulatórios.

Claro que isso tudo só é colhido quando você encontra a solução mais adequada — e capaz de se alinhar — às suas necessidades e objetivos. Por isso, convidamos você a conhecer o sistema LIMS da Interfusão, um produto confiável, sólido e robusto para colocar o seu laboratório em um patamar mais elevado.

Quer saber mais a respeito de nossas soluções? Entre em contato conosco!

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo