Como o SampleManager pode otimizar um laboratório de Microbiologia?

Os laboratórios de microbiologia geram uma grande quantidade de dados que costumam estar espalhados em uma variedade de tecnologias (planilhas, e-mails, documentos, etc.). E além disso, eles possuem inúmeras atribuições, como fornecer resultados de testes e informações vitais para o sucesso da organização e da segurança de seus produtos.

As empresas e os consumidores exigem eficiência destes laboratórios   sendo que o objetivo não é apenas fornecer produtos seguros, mas fornecê-los o mais rápido possível. À medida em que os laboratórios são atualizados e se tornam ainda mais modernos, é necessário aprimorar os métodos de gerenciamento de dados e de manutenção de registros para manterem ou melhorarem a eficiência.

Felizmente, existe um meio para lhe ajudar a atingir todos estes objetivos: implementar o SampleManager. Quer saber como? Leia o artigo e confira o que o sistema pode fazer pelo seu laboratório de microbiologia.

O que é o SampleManager e quais as vantagens para um laboratório de microbiologia?

O SampleManager é um sistema de informação que permite que os laboratórios rastreiem e compartilhem dados do seu laboratório. Ele tem como principal objetivo ajudar a simplificar o gerenciamento de dados para melhorar a eficiência e reduzir todos os custos do laboratório (diretos e indiretos). Com este sistema, é possível ter economia de tempo para todos os colaboradores do laboratório de microbiologia, facilitando os seus processos internos.

Existem muitas vantagens em usar o SampleManager no laboratório de microbiologia que o deixam a frente de um laboratório que ainda utiliza planilhas e métodos de gestão antiquados. Algumas delas incluem eficiência aprimorada, diminuição do uso de papel, redução de custos e conformidade com as principais normas de qualidade. Confira abaixo as principais vantagens em usar o sistema.

1.Aumenta a eficiência

Laboratórios que usam o SampleManager têm a sua eficiência aprimorada já que você reduzirá o potencial de erros humanos, como os que ocorrem frequentemente no registro manual de dados. Em laboratórios que não contam com um software gestor, quanto maior a quantidade de amostras em processamento e a carga de trabalho total, maiores as chances de erros.

O SampleManager zera a chance desse tipo de problema e ainda agiliza a entrada de dados ao automatizar o processo. Isso resulta em menos tempo de inatividade e acesso mais rápido aos dados. Além disso, a capacidade do software cresce de acordo com o aumento das necessidades do laboratório sem que você precise contratar mais pessoal.

2. Diminui o uso de papel

O SampleManager virtualiza todo o laboratório, possibilitando gerar e modificar análises e resultados apenas com o uso do computador. Este sistema ainda permite integrações com outros softwares, possibilitando que os usuários trabalhem com os módulos integrados no banco de dados.

Além dos laboratórios, muitos outros documentos que antes deveriam ser impressos podem ser tratados apenas em ambiente digital como, por exemplo: agendamento e certificados de análise, faturas de cobrança, etc.

3. Reduz os custos

Um dos itens que indica que um laboratório de microbiologia é bem-sucedido, é, com certeza, um competente gerenciamento de custos. Os custos totais das operações vêm de várias formas, incluindo mão de obra, recursos, tempo de inatividade e muito mais. O SampleManager afeta muitos desses custos de negócios.

4. Oferece total conformidade com as principais normas reguladoras

Os requisitos regulatórios são implementados para ajudar a reduzir o risco de contaminação, e assegurar a qualidade a segurança de um laboratório de microbiologia. E isso é um dos principais motivos que torna o SampleManager essencial a todos os laboratórios que desejam estar em conformidade com as principais normas reguladoras.

O SampleManager auxilia no monitoramento em tempo real e no controle de qualidade. Os fluxos de trabalho podem ser gerenciados, as amostras são registradas e os testes podem ser verificados de acordo com os protocolos e procedimentos que garantem a conformidade. As amostras fora de especificação podem ser relatadas automaticamente e marcadas.

5. Permite o gerenciamento de instrumentos e insumos

O SampleManager monitora o status dos equipamentos de um laboratório de microbiologia. É possível atribuir funções a eles e também garantir que estejam devidamente calibrados e prontos para serem usados. Os usuários podem programar e monitorar a manutenção e criar alertas para serem ativados quando o limite de tempo para a manutenção expirar.

Além disso, é possível gerenciar o estoque do laboratório de microbiologia pelo SampleManager. Ele monitora, por exemplo, reagentes que estejam com o estoque baixo ou com o prazo de validade prestes a expirar e emite um alerta ao responsável. Além disso, ele também gera relatórios que ajudam a estabelecer uma previsão de compras, possibilitando um maior controle de custos.

6. Aumenta a segurança de dados

A segurança de dados é uma das prioridades para qualquer empresa, já que a informação é o recurso mais valioso das organizações. E essa afirmação também é válida para laboratórios de microbiologia. O SampleManager proporciona uma plataforma segura a partir da qual os laboratórios podem coletar, aprovar, arquivar, recuperar, relatar e analisar seus dados.

O sistema fornece auditoria completa e total rastreabilidade com rastreamento de cliques, controle de versão e assinaturas eletrônicas. Cada ponto de dados coletado está associado ao instrumento e ao operador do qual foi gerado, bem como a qualquer protocolo relacionado. O sistema também proporciona controle de acessos, e permissões de funções, gerando ainda mais segurança e flexibilidade.

Como contar com o SampleManager no meu laboratório?

O SampleManager é uma grande evolução para o seu laboratório de microbiologia. O retorno do investimento é facilmente observado na melhora da eficiência dos seus projetos. Porém, além de escolher o software certo, é importante contar com um bom fornecedor.

A implementação deste software exige inteligência e experiência avançadas. Isso porque cada laboratório possui seus fluxos e necessidades específicas. Por isso, é importante contar com um bom parceiro de implementação.

A Interfusão já possui mais de uma década de implementação em todos os tipos de laboratórios, contando com a experiência necessária e equipes qualificadas para dar suporte ao seu laboratório de microbiologia. Além disso, ela ainda possui processos prontos e eficientes de implementação, o que agiliza e reduz o tempo necessário para esta atividade.

Depois de ler este artigo ficou bem evidente que os ganhos de um laboratório de microbiologia são enormes com a adoção do SampleManager, não é mesmo? E que tal conhecer tudo o que sistema pode oferecer? Entre em contato e converse conosco! Vamos ajudá-lo a modernizar o seu laboratório.

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo