O que é o controle de reagentes e como a tecnologia pode ajudar nesse processo

Em toda a cadeia produtiva de um laboratório, uma das atividades essenciais para o bom funcionamento desse processo é o gerenciamento de estoque. Com ele, é possível controlar a entrada e saída de insumos, bem como suas datas de validade e demais dados.

De posse dessas informações, os gestores podem avaliar as melhores estratégias de aplicação dos materiais armazenados, além de programar com antecedência as próximas aquisições. Além disso, esse gerenciamento, que à primeira vista pode parecer bastante complexo, torna-se mais simples com o apoio da tecnologia.

Continue a leitura e entenda como o seu laboratório pode crescer com um controle de reagentes bem estruturado.

Qual a importância do controle de reagentes para o laboratório?

Suponha que você trabalhe como gestor de um laboratório e que, todos os dias, sejam realizados diversas atividades que requeiram tipos diferentes de reagentes. O processo de análise e escolha do reagente ideal será mais eficiente se as informações sobre o estoque estiverem organizadas e fáceis de serem acessadas, certo?

E é nesse sentido que o controle de reagentes se mostra tão importante para o laboratório, que passa a depender diretamente de um gerenciamento bem estruturado de todo o seu estoque para operar com confiabilidade. Com o controle de reagentes, é possível prever e monitorar o melhor momento de solicitação de compra dos insumos e a quantidade disponível para uso, evitando desperdícios de recursos e evitando a falta de insumos.

Além disso, dados como número do lote e data de validade também podem ser inseridos no registro de controle de reagentes tanto na chegada de novos lotes quanto no período de armazenamento dos produtos, sendo responsabilidade do analista de laboratório manter todos esses dados atualizados sempre que houver novas alterações – tarefa burocrática.

Como a tecnologia pode ajudar?

Com tantas informações a serem gerenciadas, a tecnologia pode ser uma grande aliada na organização dos dados. Nesse sentido, o Sample Manager, software desenvolvido pela Thermo Fisher para a automação de atividades laboratoriais, contribui para simplificar o trabalho de gestores e analistas de laboratórios no que diz respeito ao controle de reagentes.

Na ferramenta, que é desenvolvida com base na ISO 17025 (no Brasil, NBR 17025, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT), é possível programar a emissão de alertas predefinidos de acordo com os níveis de estoque do laboratório, que avisam aos usuários ou colaboradores específicos (como departamento de compras, por exemplo), caso os níveis de reagentes estejam em um limite mínimo aceitável; é possível também controlar a entrada e saída de insumos, tal como os fornecedores, custo/benefício, dentre outros aspectos.

Além disso, o Sample Manager atua na organização dos dados relacionados ao lote dos reagentes, ordenando os insumos de modo que os materiais com data de entrada mais antiga sejam utilizados primeiro, para evitar seu vencimento. Essa espécie de “fila” de prioridades é feita automaticamente na ferramenta.

Outra tarefa importante no processo de controle de reagentes, e que é automatizada pelo software, tem relação com o tempo de uso dos produtos. Dessa forma, é importante registrar toda a movimentação de reagentes feita no laboratório, qual a frequência de uso de cada material, e se existe alguma substância que seja mais utilizada do que outras. Com esses dados, é possível avaliar a melhor época para aquisição de determinado reagente e automatizar solicitações ao departamento responsável, para evitar a sua falta.

Quais são os ganhos para o laboratório?

Como consequência da automação de dados, o Sample Manager oferece ao laboratório mais agilidade na solução de problemas e atendimento de demandas, além de redução de custos, pois processos que antes eram realizados de maneira manual, com uso de papéis e outros recursos físicos, passam a ser executados automaticamente pelo software, sem que processo de análise ou processo produtivo seja interrompido, por conta de questões básicas e/ou burocráticas.

Outro ganho proporcionado pela ferramenta é a função da rastreabilidade, que permite ao usuário monitorar toda a cadeia produtiva do laboratório, desde os pedidos de solicitação, passando pelos procedimentos realizados durante a análise das amostras, o uso de reagentes, até a emissão do laudo, que possibilita a mensuração do “lead-time”.

Além disso, o Sample Manager oferece as opções de analisar automaticamente os indicadores do laboratório, gerenciar instrumentos e resultados, controlar insumos e reagentes, e também gerenciar e corrigir automaticamente desvios ocorridos no processo de produção. Todas essas funcionalidades, somadas à autonomia proporcionada pela ferramenta, garantem aos gestores muito mais produtividade e eficiência nas atividades do laboratório.

Por que escolher a Interfusão?

Na busca por um software de automatização das atividades de um laboratório, é importante também contar com o apoio de uma consultoria especializada, capaz de promover aos seus clientes o acompanhamento, suporte e manutenção necessários para o bom funcionamento da ferramenta.

Com o Sample Manager, os usuários podem contar com o apoio da Interfusão, que desenvolve projetos específicos para cada laboratório, com metodologias de reconhecimento internacional e um planejamento crítico que valoriza as prioridades do cliente, colocando-o sempre em primeiro lugar.

Nesse planejamento, são contemplados treinamentos dos gestores e demais profissionais que terão contato com o Sample Manager no dia a dia de trabalho, de olho na capacitação ativa da equipe e em um alinhamento eficaz a respeito do funcionamento da ferramenta, para que todos saibam usá-la sem dificuldades.

A Interfusão oferece a seus clientes também diversos níveis de suporte, escolhidos de acordo com as necessidades de cada laboratório e executados por uma equipe de especialistas altamente qualificada, além de outros serviços especializados, como: desenvolvimento de processos, roll-outs e locação de recursos.

A partir deste panorama sobre a importância de um controle de reagentes bem estruturado e da necessidade de se implementar um software de automação em seu laboratório, fica mais fácil entender como o Sample Manager pode fazer a diferença na sua empresa.

Quer saber mais sobre a ferramenta, conhecer nossos planos e entender como os nossos serviços podem impulsionar o seu negócio? Entre em contato com o nosso time de vendas clicando aqui e conheça todas as atividades oferecidas pela Interfusão.

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo