Descubra como pode funcionar o Sample Manager no seu laboratório!

Hoje, as empresas precisam de sistemas informatizados para se tornarem mais eficientes, produtivas e competitivas. Esta mesma afirmação vale para laboratórios, cujos os resultados precisam ter o máximo de apuro e assertividade. Um bom software gestor garantirá os bons resultados do laboratório. Dito isso, este artigo mostrará como funciona o software mais utilizado no mundo para a gestão de laboratórios: o Sample Manager desenvolvido com base na ISO 17025. O sistema foi criado a partir da tecnologia mais avançada e atual de mercado (.Net), é intuitivo, fácil para os usuários finais, simples de ser configurado e parametrizado pelo próprio cliente.

Como funciona esta ferramenta e como o seu laboratório poderá ser otimizado com mais este recurso? Descubra sobre o Sample Manager no nosso artigo do dia!

Como ele potencializa as suas operações

O Sample Manager pode ajudar os laboratórios a operarem consistentemente, conforme configurações pré-determinadas. O software minimiza as diferenças na configuração do instrumento e na análise de dados, automatizando e simplificando fluxos de trabalho de laboratório.

Ele também pode executar cálculos padrão, de controle de qualidade, de adequação do sistema e usar dados em tempo real para tomar decisões inteligentes. Essas decisões podem ser usadas, por exemplo, para interromper uma execução analítica se esses testes falharem, com critérios definidos pelo usuário, economizando tempo e recursos para o laboratório.

sample manager

Automatiza a captura de dados de laboratório

O sistema possibilita transferência manual ou automática dos dados fornecidos por instrumentos do laboratório para o Sample Manager. Esse recurso básico oferece benefícios de economia de tempo e de conformidade. Cadernos de laboratório ou planilhas analíticas não serão mais necessárias, diminuindo o trabalho mecânico e manual para a inserção destes resultados.

Possui dashboard com informações gerenciais e KPIs

Uma vez que os dados são armazenados eletronicamente, a criação de certificados de análise ou outros relatórios estão a apenas algumas teclas de distância. Antes, a geração de relatórios dependia principalmente de muitos arquivos e planilhas, gerando demora e erros.

Agora, é possível gerar relatórios personalizados rapidamente, com total confiabilidade nos dados. Além disso, os relatórios gerados podem servir para consultar seus resultados para testes, em intervalos de tempo definidos pelo usuário.

Gera relatórios por eventos

Trata-se de outro grande diferencial do Sample Manager. Os relatórios podem ser criados e configurados para serem executados em um determinado ponto do ciclo de vida de uma amostra. Para ficar mais claro, veja alguns exemplos:

  • etiquetas de amostra impressas automaticamente;

  • relatórios de falha que acionam um e-mail automático para todos os testes que falham;

  • ou imprimem automaticamente certificados de análise quando uma amostra é aprovada.

Automatiza e programa os testes reduzidos

O acompanhamento e a programação de testes reduzidos podem ser automatizados. Por exemplo, um teste de limite de ferro que só pode ser executado a cada lote, pode ser configurado automaticamente para aparecer apenas nas amostras apropriadas.

Calibra e monitora os instrumentos

A calibração dos instrumentos e testes de manutenção, bem como o status atual de um instrumento, podem ser rastreados pelo Sample Manager. Quando uma data de vencimento de calibração é atingida, o status dos instrumentos muda automaticamente para apresentar tal situação.

Quando o instrumento é calibrado, o status dele é automaticamente alterado, para exibir que está em conformidade com os padrões de qualidade do laboratório. Além disso, o Sample Manager Integra com outros sistema, como o SAP.

Inclusive, a Interfusão possui uma plataforma certificada pelo SAP, que integra o SampleManager e o módulo QM. Além disso, a podemos integrar o LIMS com qualquer sistema utilizado pelo laboratório.

Rastreia instrumentos utilizados em cada teste

Cada teste pode ser configurado de modo que haja um campo para ligar um instrumento a ele. Este campo pode ser configurado para exibir apenas instrumentos que estejam calibrados e com a manutenção em dia.

Monitora o estado do reagente

O Sample Manager oferece um módulo para rastrear seus reagentes e produtos químicos. Esta é uma tarefa difícil de ser realizada manualmente.

O software altera automaticamente o estado dos reagentes quando a data de validade é expirada. Ao configurar cada reagente em seu laboratório, em um sistema de inventário químico no Sample Manager, você pode facilmente executar um relatório que mostra todos os reagentes que estão previstos para expirarem nos próximos 30 dias.

Assim como os instrumentos, você ainda pode vincular seus reagentes a seus testes. Ao definir os campos para permitir que o usuário escolha reagentes que ainda não tenham atingido suas datas de expiração, você pode eliminar problemas de não conformidade e retrabalho.

sample manager

Facilita a gestão de estoques e reagentes

Como já visto nos tópicos anteriores, o Sample Manager integra e rastreia instrumentos e reagentes, mas não apenas eles. O sistema é capaz de fazer a gestão de estoque de todo o laboratório de forma automatizada. Assim, elimina a necessidade de conferências manuais e evita problemas, como a expiração da validade de produtos e também a falta deles.

sample manager

Atua na parametrização e workflow

O Sample Manager é muito flexível e o laboratório pode configurá-lo para funcionar de acordo com seu sistema e necessidades internas. Não há necessidade de programação, o que faz com que ele possa ser configurado por qualquer pessoa. Com isso, é possível programar o Sample Manager para criar um laboratório sem papel, sem Excel e certificado dentro das normas e regulamentações, como a ISO 17025, Anvisa, Inmetro e MAPA.

Estas são apenas algumas das muitas funcionalidades fornecidas pelo Sample Manager. Ele revoluciona a maneira do laboratório operar, criando um ambiente ágil, seguro e produtivo para todos — do analista ao cliente final.

A Interfusão tem muitos anos de experiência no SampleManager, na implementação de sucesso do sistema, possibilitando aos clientes que seu projeto seja executado dentro do prazo previsto, dentro do orçamento reservado e com o retorno dos investimentos esperados. A Interfusão tem como missão superar as expectativas de nossos consumidores e transformá-los numa referência de sucesso.

Deseja conhecer como esta solução pode ser aplicada ao seu laboratório? Entre em contato com a gente!

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo