Saiba a importância de se utilizar um software na implantação da ISO 17025

Grande parte do processo de administrar um laboratório de qualidade tem a ver com o cumprimento das normas vigentes para esse tipo de negócio. Assim, investir em um software que viabilize a implantação ISO 17025 garante, além de mais autonomia no processo, vários benefícios para a empresa, que vão desde a redução de custos, mais eficiência na solução de desafios e inclusive mais competitividade no mercado.

E qual a importância da adoção de um software na implantação ISO 17025 no seu laboratório? Saiba mais em nosso artigo!

Como se dá a implantação ISO 17025?

Para estabelecer em seu laboratório a ISO 17025 – que especifica as exigências para procedimentos como ensaios e calibrações – é necessário seguir algumas etapas antes, durante e depois da implantação. Confira:

  • Elabore um diagnóstico da empresa: esta é a etapa na qual serão descritos todos os detalhes do laboratório, quais atividades são realizadas, quais os profissionais responsáveis, qual o volume de amostras recebidas. Assim, é possível determinar quais tarefas deverão ser cumpridas na implementação.
  • Escolha a equipe de gestão: os profissionais envolvidos na implementação serão os responsáveis pelo acompanhamento do processo e pela produção de relatórios de desempenho. Além disso, é importante que os profissionais tenham domínio da cultura organizacional, técnicas e atividades da empresa.
  • Valide os procedimentos do laboratório: é importante que os ensaios e calibrações realizados no laboratório sigam parâmetros reconhecidos por órgãos competentes e sejam aprimorados e legitimados internamente, por meio de procedimentos de repetibilidade e reprodutibilidade, por exemplo.
  • Garanta a rastreabilidade dos equipamentos: a ideia é que tudo que for utilizado nas atividades do laboratório seja mantido dentro da cadeia de rastreabilidade do laboratório, com equipamentos calibrados de acordo com os parâmetros da norma 17025.
  • Realize a auditoria interna: com o processo de implementação finalizado, é interessante que seja feita uma auditoria no laboratório, em busca de possíveis inconformidades no processo de implantação ISO 17025 ou alterações de dados, por exemplo.
  • Faça a auditoria de certificação: concluída a auditoria interna, é hora de contratar um órgão certificador para a realização da auditoria de acreditação, que vai verificar se o laboratório está dentro dos parâmetros da norma e, caso a empresa esteja em conformidade, emitir o certificado ISO 17025.

Mudança de cultura: por que ela é tão importante?

Em tempos onde a inovação tem sido cada vez mais debatida, o mercado vem se tornando mais competitivo, impulsionado, em grande parte, pela crescente automatização das atividades das empresas por meio da tecnologia. Neste sentido, é importante que as companhias estejam preparadas para adotar uma cultura de rápida aceitação ao novo, e invistam em iniciativas que promovam a mudança de cultura organizacional.

A cultura de uma empresa representa os valores coletivos de uma instituição, resultado da união dos princípios individuais, éticos e morais dos profissionais, além de suas concepções, hábitos e crenças. Apesar disso, a criação de uma visão da empresa, é feita geralmente pelas lideranças e pessoas mais estratégicas da companhia, responsáveis pela tarefa de coordenar onde a empresa quer chegar.

A mudança de cultura organizacional vai de encontro as melhores práticas de mercado (custo x benefício), ser competitivo e estar atento e preparado para suprir as demandas de mercado com antecedência.  Portanto, ampliar a capacidade de inovação das rotinas do laboratório está ligada diretamente à adoção de uma ferramenta de gestão de amostras adequada e moderna.

Por isso, ao planejar a implantação ISO 17025, é importante pensar também na mudança da cultura organizacional do laboratório. Assim, é possível administrar a transição de uma execução manual para outra otimizada das atividades, de modo a permitir que os procedimentos para a implementação da norma sejam gerenciados por uma tecnologia confiável e acompanhados por uma equipe engajada.

E quais os desafios nesse processo?

implantação ISO 17025

Ao longo da implantação ISO 17025, é necessário que os profissionais responsáveis recorram a diversos dados para a conclusão do processo, como o volume de trabalho realizado pelo laboratório, informações sobre o estoque e cronograma das ações, por exemplo.

De maneira manual, acessar todas essas informações demanda mais tempo, força de trabalho e investimentos financeiros do que se realizado por meio de um software. Com o apoio de um software de gestão, como um LIMS (Laboratory Information Management Systems ou Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais, em português) é possível automatizar etapas operacionais e centralizar a informação, o que otimiza o processo, elimina custos e otimiza o ciclo de tarefas.

Para adoção do LIMS, assim como para qualquer nova ferramenta em diferentes áreas, a Mudança de Cultura tem um papel chave para facilitar o processo de aceitação desta nova proposta de trabalho dentro do laboratório e da Organização.

Atrelado a isso, o processo de estruturação e análise de dados de forma manual também representa uma barreira para o laboratório, especialmente quando existe na empresa uma certa desordem e ausência de gerenciamento de informações. Nesses casos, utilizar de um software pode simplificar o processo de maneira simples e de baixo custo para a empresa.

Dessa forma, é importante trabalhar a aceitação da ferramenta para que sua inserção se dê de maneira gradual e fluida, e se possível, de maneira ágil.

Como o Sample Manager pode ajudar?

O Sample Manager realiza o total gerenciamento das amostras no Laboratório de Qualidade, desde sua chegada, até o laudo final. Além disso, ele administra informações relacionadas à capacitação necessária dos profissionais para aplicação de determinadas atividades (LES), gestão de calibração e manutenção dos equipamentos e controle de estoque (prazos de validade, limites, etc.).

Por ser desenvolvido de acordo com a ISO 17025, e possuir atualizações conforme a norma, o Sample Manager é a melhor escolha para empresas que precisam estar adequadas e/ou certificadas. Aderir ao LIMS como base de apoio permite que os processos desenvolvidos no laboratório sejam dinâmicos e adequados à realidade da norma, tornando a certificação um caminho natural.

Ainda sobre as especificações da norma, o Sample Manager desempenha um papel fundamental não só no processo de implementação, mas também na manutenção da certificação, pois suas funções permitem que as tarefas voltadas para a revisão e continuidade da norma dentro do laboratório sejam automatizadas, além de possibilitar auditorias objetivas neste quesito.

Esclarecida a importância da implantação ISO 17025 em seu laboratório, que tal entender mais sobre como a já citada auditoria pode garantir mais confiabilidade e qualidade ao seu negócio dentro das exigências da ISO 17025? Clique aqui e fique por dentro!

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo