Ir para o conteúdo principal

Um dos propósitos principais de um laboratório de controle de qualidade é assegurar a integridade dos resultados obtidos por meio dos procedimentos analíticos executados. 

Normalmente esse é um cenário desafiador devido a existência de planilhas, registros em papéis e transcrição manual dos resultados.

Diante disso muitas empresas estão buscando soluções de gerenciamento de informações laboratoriais (LIMS) para automatizar seus fluxos e eliminar a transcrição manual de resultados, entretanto há um desafio quando falamos em registro automático de resultados.

Continue lendo e veja quais são os desafios relacionados e como podemos solucioná-los.

Desafios na Transcrição Automática de Resultados

O sistema LIMS é um pilar fundamental na transformação digital de qualquer laboratório e um forte aliado na otimização dos processos laboratoriais e recursos. 

Uma das funcionalidades mais importante que podemos citar para garantir aumento de produtividade e integridade das informações é a integração com os equipamentos analíticos. 

A integração com os equipamentos analíticos garante que todos os resultados gerados serão transcritos de forma automática, eliminando qualquer possibilidade de erro. Porém em alguns casos essa funcionalidade se torna um desafio, já que os laboratórios não foram construídos prevendo a infraestrutura e rede necessária.

Para tornar a integração possível é obrigatório que o equipamento esteja conectado via cabeamento serial a um computador na rede, e no momento do registro dos resultados no LIMS o operador irá acessar o sistema e acionar um comando. E, infelizmente, em muitos casos isso não é possível já que o laboratório não tem os recursos necessários. Será que neste cenário registrar as informações em papel seria a melhor solução?

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Porque Integrar seus Equipamentos com Tecnologia IoT?

Podemos afirmar que a “Internet das Coisas” (do inglês Internet of Things) é diretamente responsável pela integração de todos os dispositivos em um determinado ambiente.

Um exemplo prático da aplicação dessa tecnologia é registrar os dados analisados nos equipamentos analíticos sem a necessidade de computadores e de cabeamento serial e de rede, otimizando o espaço físico do laboratório e promovendo mobilidade já que os dados são acessados através de um aplicativo.

Com a tecnologia IoT é possível registrar todos os resultados automaticamente sem a necessidade de comprar equipamentos mais modernos, computadores, alterar o layout do laboratório e prover conexão.

O que é o Conectlab IoT?

O Conectlab IoT, baseado no conceito da tecnologia Internet das Coisas, traz a transformação digital para seu laboratório. Com a tecnologia é possível realizar integrações com qualquer tipo de equipamento, mesmo os mais antigos e em cenários desafiadores.

Normalmente, mesmo com a utilização do LIMS, existem locais do processo produtivo com restrição de infraestrutura e de acesso à internet, e por isso é necessário anotar os dados das amostras e resultados em papel, o que torna o processo mais lento e suscetível a erros de transcrição.

Com o Conectlab eliminamos a necessidade de computadores e cabeamento serial e de rede, onde o registro dos dados é feito diretamente pelo aplicativo e sem necessidade de acessar o LIMS. Outro ponto importante é que em locais onde não há acesso à internet o aplicativo salva as informações em memória offline e a transcrição é realizada automaticamente quando o aplicativo se conectar em uma rede segura, mantendo a rastreabilidade e confiabilidade dos dados durante todo o processo.  



Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

Quais são as principais vantagens do Conectlab IoT?

Confira a seguir as principais vantagens da aplicação do Conectlab IoT em seu laboratório:

  1. Aumento da confiabilidade nos processos: Eliminação do registro de informações laboratoriais em papéis, garantindo assim integridade, confiabilidade e segurança dos dados.
  1. Mobilidade e otimização do espaço físico: Registro de resultados via aplicativo sem necessidade de computadores e cabeamento serial e de rede.
  1. Registro de resultados offline: Registro de resultados analíticos em regiões sem acesso à internet. 
  1. Diminuição no tempo de entrega dos resultados: Sincronização automática dos resultados analíticos por meio da internet, eliminando assim a necessidade do retorno do analista para o laboratório ou que o analista acesse o aplicativo.
  1. Otimização do licenciamento: Transcrição de resultados via integração com o LIMS, portanto não é necessário conectar-se ao sistema para registrar o resultado, otimizando assim a utilização do licenciamento concorrente.

As empresas que apostarem no Conectlab IoT terão novas possibilidades em termos de integração em seu horizonte, com grande possibilidade de se tornarem referência em credibilidade e inovação. 

Deixar um comentário

Fechar Menu
EnglishPortugueseSpanish