7 benefícios de escolher um LIMS com sistema em nuvem

Muito tem se falado sobre as vantagens do uso de sistema em nuvem. Mas será que essa tecnologia realmente traz benefícios no dia a dia de um laboratório? E ainda quais os diferenciais de usá-la no LIMS?

Se você também compartilha dessa dúvida, continue lendo este artigo e entenda mais sobre o assunto.

LIMS com sistema em nuvem: como funciona?

Podemos resumir os sistemas em nuvem, ou cloud computing, como o acesso e o armazenamento de dados por meio da internet. Ou seja, ao invés das informações ficarem “presas” a uma máquina física no seu laboratório, elas são todas salvas em um diretório virtual, pelo qual os softwares também passam a rodar.

Existem algumas possibilidades quando falamos em cloud computing, como: softwares implantados e executados pela internet (SaaS), plataformas em nuvem especializadas no desenvolvimento de softwares e aplicações (PaaS) e recursos que gerenciam os serviços em nuvem, como sistemas operacionais, armazenamento e servidores (IaaS).

Nos laboratórios com LIMS com sistema em nuvem, o modelo mais usado é o SaaS com nuvem privada, garantindo a propriedade intelectual e a segurança dos dados. Pela natureza desse serviço, usuários são fisicamente separados do data center.

Benefícios do LIMS com sistema em nuvem

Apesar de o cloud computing estar em alta, muitas pessoas ainda têm receio de usar essa tecnologia, principalmente acreditando que seus dados estarão mais vulneráveis na rede. Isso não é verdade, afinal todos os sistemas em nuvem trabalham com várias codificações, garantindo que apenas os usuários cadastrados terão acesso as informações.

Além disso, existem muitos outros benefícios de se investir em um LIMS com sistema em nuvem. Veja alguns:

Redução de custos

Uma das grandes vantagens do uso do LIMS com sistema em nuvem está na redução dos custos. Afinal, o cliente passa de um modelo de custo de capital (com a compra do software e licenças associadas) para um modelo de custo de receita (contratação de contas de usuário para usar o software). Além disso, você também reduzirá outros custos agregados, como contratação de mão de obra interna de TI, já que a manutenção e as outras ações acabam acontecendo pela provedora do software.

Outros pontos que merecem destaque são a redundância do sistema e a garantia de backup, já que o cloud computing inclui esses gastos no valor pago pelo serviço. Com um LIMS em nuvem você poderá otimizar o seu capital, investindo em outras áreas do seu laboratório que ajudem a trazer mais retorno.

Facilidade para acessar os dados

No universo do Big Data, ter acesso aos dados de forma rápida e precisa é algo muito mais fácil. Com o armazenamento em nuvem, todos os dados ficam em um servidor central, que pode ser acessado a qualquer momento por quem detiver o login e a senha da conta.

Isso significa que você poderá ter acesso aos dados importantes para o seu laboratório de qualquer lugar, apenas usando um smartphone ou tablet. É possível acessar essas informações de casa, durante uma viagem ou até em uma entrevista de negócios.

Mais segurança

Como dissemos, muitas pessoas acreditam erroneamente que um servidor em nuvem é vulnerável. Na verdade, esses sistemas possuem uma grande variação de codificações e criptografias, permitindo o acesso apenas a pessoas cadastradas.

Outra vantagem, em relação à segurança, é que todos os seus dados não ficam guardados nas suas máquinas. Ou seja, se algum problema acontecer nos computadores do seu laboratório, toda a informação estará salva na nuvem e poderá ser acessada de outros computadores, sem problema algum.

Além de tudo isso, existe praticamente chance zero de inatividade do servidor, portanto você terá mais certeza de que tudo estará seguro e funcionando de maneira correta no seu laboratório.

Baixa necessidade de manutenção

Uma vez que não existirão servidores no seu laboratório, você não terá de se preocupar com pontos como: controle de temperatura, de insetos e outras pragas, segurança na sala dos servidores, atualizações de software, tempo de inatividade, etc. É só pagar a sua taxa de uso e pronto.

Implementação mais rápida

Com um LIMS em nuvem você não precisará investir e nem configurar os servidores ou ainda instalar nenhum software nos seus computadores. Tudo é feito de forma rápida e prática. Além disso, todas as atualizações de segurança são feitas pelo provedor – garantindo que seu sistema estará sempre atualizado e funcionando de maneira adequada.

Serviços de backups e recuperação de desastres

Ter um plano efetivo de recuperação de desastres é algo fundamental para qualquer laboratório. Normalmente, as soluções de backup e recuperações baseadas em nuvem são fornecidas na maior parte das soluções de LIMS, garantindo acessibilidade aos seus dados independente dos possíveis problemas que a estrutura física do seu laboratório venha a ter.

Benefícios para os pequenos laboratórios

Um LIMS baseado em nuvem é muito mais acessível, o que garante que mesmo os pequenos laboratórios conseguirão estar de acordo com as diretrizes e exigências de vários órgãos, como a ANVISA e ainda regulamentações importantes como o ISO. Tudo isso sem ter de investir um capital que o pequeno laboratório poderá não ter.

Será que o LIMS com sistema em nuvem é uma boa opção para o  laboratório?

Responder a essa pergunta dependerá muito das características do seu laboratório. Se você já possui um departamento de TI interno e capaz de lidar com atualizações de sistema, segurança de dados, ou ainda preparado para efetuar melhorias e criação de novos fluxos de processos como, relatórios e outros, você precisa de um LIMS altamente moderno e poderoso para fornecer estas características, por isso pode ser mais prudente manter a solução local.

Na hora de escolher o LIMS com sistema em nuvem, ainda é importante considerar outros pontos, como:

  • segurança: saiba quem será o responsável pelo seu servidor, as políticas de segurança, os tipos de firewall usados, se os dados são criptografados, entre outras informações importantes;
  • validação: faz parte do processo de desenvolvimento e configuração que pode garantir todas as regulamentações sejam cumpridas, assim garanta que a opção está de acordo com as exigências legais para a área de atuação do seu laboratório;
  • integração: é importante que o LIMS seja capaz de se integrar com os instrumentos do seu laboratório e os outros sistemas de informática.

E então, depois de ler este conteúdo, você acredita que um LIMS com sistema em nuvem é o mais indicado para a sua realidade? Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba sempre informações interessantes como esta.

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo