Ir para o conteúdo principal

As organizações de P&D são responsáveis ​​pela criação de novos produtos, bem como pelo aprimoramento dos já existentes. Esse processo gera grandes quantidades de dados e, de forma muito parecida com a proverbial “agulha no palheiro”, contém informações valiosas se você puder descobri-las.

Revelar o valor desses dados vai além de fornecer indicadores de desempenho. Ele se estende às áreas de análise preditiva, acelerando o tempo que leva para ser executado por meio da inovação e da produção. Esses benefícios são o motivo pelo qual o Big Data é frequentemente referido como o “novo petróleo”. É uma classe de ativos que está gerando um crescimento econômico significativo.

Como resultado, em muitos laboratórios de P&D, a tecnologia usada para registrar dados de pesquisa, bem como compreender a utilidade desses dados, é de grande importância. Existem oportunidades significativas para laboratórios de P&D que podem aproveitar seus dados, mas também existem riscos crescentes para aqueles que não podem.

Desafios de dados comuns

As organizações de P&D muitas vezes enfrentam desafios ao usar processos de dados de laboratório desatualizados, sejam em papel, planilhas do Excel ou um ou mais sistemas de dados legados. Em organizações maiores com vários locais, não é incomum ter vários LIMS interligados com vários níveis de capacidade e interconexão, resultando em diferentes níveis de eficiência e padronização.

Os desafios que frequentemente resultam de práticas de dados obsoletos (ou inexistentes) incluem:

  • Padrões inconsistentes para métodos de teste e armazenamento de dados.
  • Variações em processos e procedimentos em diferentes laboratórios e locais.
  • Diferentes níveis de requisitos de segurança de acesso a dados.
  • Variações em como os dados são usados ​​fora do laboratório.
  • Falta de integração com outros sistemas de negócios e fontes de dados.
  • Níveis variados de processos ao interagir com terceiros externos.
  • Flexibilidade de fluxo de trabalho resultante de solicitações ad-hoc, testes não direcionados, métodos em movimento e situações semelhantes.

Todos esses desafios se somam, ao ponto em que até 70% do tempo dos trabalhadores de laboratório pode ser desperdiçado em tarefas administrativas, trabalho de preparação, localização e limpeza de dados ou relatórios. Felizmente, existe uma maneira melhor de controlar seus dados e colher vários benefícios lucrativos ao longo do caminho.

LIMS fornece uma solução de dados moderna

Um LIMS da Interfusão TI resolve todos os desafios listados acima, fornecendo um sistema centralizado que oferece suporte a todos os seus laboratórios e locais, harmonizando procedimentos e consolidando dados em um sistema de registro.

Aqui estão apenas algumas das maneiras como um LIMS de P&D de última geração pode ajudá-lo a administrar seu laboratório com mais eficiência e ficar à frente de sua concorrência:

  • Organiza os dados de P&D em projetos, estudos e experimentos – Isso permite que informações precisas sejam pesquisadas e encontradas mais tarde.
  • Utiliza os recursos ao máximo potencial – Com uma ampla seleção de ferramentas para monitoramento de recursos e atribuições de trabalho, um LIMS permite maximizar a produtividade e gerenciar suas operações diárias com os recursos disponíveis.
  • Envia solicitações de forma simples – Uma função de envio de solicitação e amostra fácil de usar permite que os pesquisadores transmitam rapidamente as solicitações ao seu laboratório, acompanhem o progresso e se beneficiem dos resultados
  • Extrai dados rapidamente para análise posterior – Muitas pesquisas de P&D são tradicionalmente feitas fora do LIMS, usando várias ferramentas estatísticas e outros softwares. O LIMS da Interfusão TI pode ser integrado diretamente com vários pacotes de software, garantindo que os dados possam ser sempre pesquisados ​​rapidamente e facilmente exportados em vários formatos.
  • Armazena e compartilha dados de experimentos com um ELN – Electronic Laboratory Notebooks (ELNs) permite o armazenamento flexível de dados científicos estruturados e não estruturados. Você pode colaborar com uma equipe e compartilhar informações de pesquisa. Todo o conteúdo pode ser pesquisado e você pode publicar blocos de anotações com layouts personalizados diretamente nos formatos PDF e Word.
  • Compartilha o conhecimento, mas mantém o controle do IP – Um LIMS permite que você compartilhe seus dados apenas com as pessoas certas. A Propriedade Intelectual (PI) permanece com segurança nas mãos de sua organização, arquivada de forma estruturada para permitir a busca quando necessário para novas pesquisas.

Acessa qualquer dispositivo e reduz os custos de manutenção de TI – Com um LIMS baseado em navegador, você pode reduzir significativamente seus custos de manutenção de TI, permitindo que seus usuários acessem informações de laboratório de qualquer dispositivo por meio de um navegador da web padrão.

Substituir estratégias de gerenciamento de dados obsoletas pelo poder de aproveitamento de dados de um LIMS de última geração permitirá que você inove com mais rapidez, colabore sem problemas e aumente sua eficiência eliminando silos de dados. Entre em contato com a Interfusão TI e solicite a demonstração da solução LIMS.

Para escolher o LIMS certo, leia também o artigo sobre o porquê você não pode considerar somente o preço na hora de escolher um LIMS.

Fonte: LabVantage Solution

Deixar um comentário

Fechar Menu
EnglishPortugueseSpanish