Entenda o conceito de rastreabilidade e aplicação em análise de dados para laboratórios!

Diversos laboratórios têm recorrido à rastreabilidade para obterem acreditação, gestão da qualidade, avaliação de conformidade, gestão de incidentes e a certificação, a rastreabilidade é um fator essencial na busca por uma maior competitividade do laboratório no mercado, por melhores resultados em auditorias internas e externas e pela sua transparência nos serviços prestados.

Quer saber o que é rastreabilidade e como ela impacta a rotina da sua empresa? Confira em nosso artigo!

O que é rastreabilidade?

Imagine o seguinte cenário:  você possui um laboratório que recebe solicitações diárias de centenas de análises.

Agora pense na quantidade de dados que são gerados por todas essas atividades e a quantidade de trabalho exigido para garantir o processo adequado para todo este volume.

E o que é rastreabilidade nesse processo? Com ela é possível garantir que cada uma dessas análises realizadas, seguiu o processo estabelecido pela empresa.

A rastreabilidade, como o próprio termo sugere, diz respeito ao rastreamento de determinado material ao longo da cadeia produtiva. No caso dos laboratórios, representa o monitoramento do caminho percorrido pelas amostras, desde o momento da entrada, até a emissão do laudo, registrando toda a interação dos profissionais no processo, até o momento da entrega do resultado para o cliente.

Por que ela é importante?

Entre a solicitação de análise, até a emissão de laudo de determinada(s) amostra(s), é importante que exista um trabalho de monitoramento de cada uma das etapas, com informações concisas referentes aos procedimentos realizados em cada etapa, de forma que cumpra o processo estabelecido. Este procedimento é uma metodologia exigida por diversos órgãos fiscalizadores para realizarem procedimentos de auditorias, para garantir que os laboratórios cumpram procedimentos minimamente aceitáveis para a sociedade.

Além disso, aderir à rastreabilidade traz diversos benefícios para o laboratório, que contemplam desde a parte financeira até as normas que uma empresa da área precisa cumprir. Confira:

  • oferece mais qualidade e confiabilidade ao processo;
  • facilita a identificação e correção de possíveis falhas;
  • reduz custos;
  • fornece informações mais assertivas.

E a rastreabilidade completa, o que é?

Essa modalidade serve para identificar os registros produzidos pelas análises, em um detalhamento cronológico que provê todas as operações realizadas durante determinado espaço de tempo.

É uma maneira mais minuciosa de se buscar informações.

Em sistemas de rastreabilidade comuns disponíveis no mercado, o monitoramento é feito por meio de logs (arquivos que sinalizam dados registrados em um sistema computacional), que promovem uma análise mais simplificada dos documentos. Já com o Sample Manager, este tema é realizado de uma forma muito mais criteriosa. É possível rastrear os arquivos de maneira mais minuciosa, inclusive com justificativas de alterações de informações realizadas por determinado usuário, por exemplo.

Como minimizar o risco de falhas na Rastreabilidade?

Atualmente, com o apoio das inovações tecnológicas, realizar a inspeção e o controle das operações de um laboratório tornou-se mais seguro e eficiente, uma vez que as novas ferramentas permitem integrar todas a transição de informações do laboratório por meio de equipamentos e softwares, e gerencia-las por uma plataforma LIMS que possa oferecer recursos cada vez mais sofisticados.

Com um |LIMS que contempla a rastreabilidade, as falhas nas operações de uma empresa são minimizadas por conta do maior controle e fiscalização dos responsáveis para identificar e acompanhar pontos críticos, passivos de análises externas ou interna e também para garantia de atendimento de requisitos corporativos.

Qual o software ideal?

o que é rastreabilidade

Investir em um sistema confiável é indispensável para garantir que o que é rastreabilidade dos dados seja convertido em qualidade e segurança para o negócio. O Sample Manager é um exemplo de LIMS (Laboratory Information Management System) que realiza a rastreabilidade em um nível extremamente criterioso e versátil para um laboratório, além de gerenciar todos o fluxo de amostras.  Além disso, a solução é um recurso eficiente que promove a redução de custos de uma empresa.

Ainda falando sobre a rastreabilidade no Sample Manager, a preparação para auditorias também é um diferencial. Sem a ferramenta, os laboratórios podem chegar a duas semanas de planejamento e uma semana do processo de auditoria em média, e com esta solução da Thermo Fisher, é possível tornar uma empresa apta a realizar uma auditoria em apenas algumas horas.

O tempo de avaliação também é reduzido, por meio de relatórios padronizados que gerenciam informações estratégicas de forma ágil e organizada e que atendem às normas de órgãos específicos, como o Inmetro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e (Food and Drug Administration) FDA.

Com todas essas informações, ficou mais fácil entender o que é rastreabilidade e qual a importância de se adotar um software confiável, não é verdade? Quer saber mais sobre o sistema e entender de que forma a força humana pode atuar na sua implementação e, consequentemente, na incorporação da NBR 17025 em seu laboratório? Clique aqui e saiba como trazer a excelência para o seu negócio.

 

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo