Plano de carreira: como ter segurança do seu futuro no laboratório?

A maioria dos profissionais dos laboratórios almejam crescer em sua profissão. Com isso, investem em cursos, network, marketing pessoal entre outras formas de incrementar suas atividades.

Para que esse objetivo se consolide, todas as ações tomadas devem passar por um plano de carreira, que ajudará a traçar os objetivos e metas a serem alcançadas, bem como as ações necessárias para isso. Com ele, é possível ter uma estratégia sólida e realista para alcançar o sucesso profissional, em vez de atirar para todos os lados e gastar energia com atividades que não trarão proveito.

Como construir um sólido plano de carreira? Confira o passo a passo que preparamos para você!

Faça uma avaliação pessoal

Antes de iniciar qualquer projeto, é necessário que o profissional se conheça. Isso inclui não apenas entender seus pontos fortes e fracos, como também quais os reais objetivos e o que deseja alcançar.

Uma carreira demora anos para ser solidamente construída e, durante este tempo, as pessoas podem mudar de desejo e opinião. Por isso, o autoconhecimento é fundamental na hora de traçar metas a longo prazo.

Para ter certeza do seu objetivo, primeiro pesquise o mercado e o ramo que deseja seguir. Verifique não apenas o salário, mas também as condições de trabalho. É imprescindível entender o dia a dia de cada possibilidade.

Plano de carreira: defina seus objetivos

Depois de feita uma auto avaliação, agora é o momento de definir seus objetivos. Isso significa que você deve traçar metas realistas de onde você quer estar em 1, 2, 5, 10 e 15 anos. Segmentar o objetivo maior em pequenos objetivos irá ajudá-lo a verificar se você está no caminho correto ou se há algum problema.

Além disso, os objetivos também trarão desafios e obstáculos que precisam ser superados. Isso pode significar a necessidade de uma nova competência que pode ser obtida com certificações. Ou de melhorar os resultados de seu trabalho, que pode ser feito com ferramentas como o LIMS.

Dê prazos para as suas metas

Depois de estabelecido os objetivos, é hora de planejar como vai atingir um por um, qual o tempo e os recursos necessários para isso. Por exemplo, se você hoje é um técnico em laboratório e tem como próximo passo alcançar o cargo de supervisor, verifique o que você precisa para isso. Listaremos algumas necessidades para exemplificar:

Competência na gestão de pessoas

Neste caso, um curso para gestão de pessoas seria o caminho ideal. Pode ser uma pós-graduação ou até mesmo um curso simples, de 6 meses, que dê as habilidades e a certificação necessária.

Habilidade na gestão de laboratórios

Busque cursos na área, leia sites e blogs específicos para a gestão de laboratórios, entre em grupos e fóruns, troque experiências.

Boa comunicação escrita e interpessoal

Para um supervisor, ter uma excelente comunicação é importante, pois ruídos que trazem maus entendidos podem ser danosos para todos. Se você se comunica bem, talvez um curso de redação empresarial e de oratória seja uma boa opção para aprimorar suas habilidades.

Capacidade de apresentar projetos que melhoram os resultados

Ser capaz de propor soluções e projetos inovadores é algo que torna o profissional muito valioso para qualquer empresa. Para isso, é preciso estar atento aos problemas que o laboratório tem, como falta de segurança ou demora para apresentar dados, como número de amostras processadas e demora em identificar a necessidade de novos equipamentos. A Interfusão já possui inúmeras soluções que vão otimizar o laboratório, você pode dar uma estudada nelas para ter boas ideias.

Marketing pessoal

De nada adianta ser muito competente e ter todas as habilidades necessárias se seus gestores não conseguem identificá-las. Depois de ter todas as competências fundamentais, invista seu tempo em mostrar para os tomadores de decisão que você é um profissional altamente capacitado para o cargo de supervisor.

Inspire-se em exemplos de sucesso

Pesquise por profissionais que obtiveram grande sucesso na carreira e entenda a trajetória deles. A história deles pode lhe apresentar várias ideias inovadoras e caminhos para conquistar o objetivo desejado. Além disso, pesquise como os laboratórios lidam com o crescimento profissional de seus funcionários.

Acompanhe e aponte os resultados obtidos

O plano de carreira é um guia importante para alcançar os objetivos profissionais, porém ele deve ser orgânico e mutável conforme as contingências. Isso porque vivemos em uma era altamente informatizada e que há grandes mudanças o tempo todo.

Portanto, novas necessidades e competências surgem a todo o instante e o profissional deve estar preparado para se adaptar a elas. Esteja sempre atento ao mercado e aponte os resultados obtidos.

Conseguiu realizar o que deseja com as ações que traçou? Foi no tempo previsto? Analise esses resultados e adapte o seu plano. Assim ele ficará mais eficaz e sólido.

Ter um plano de carreira é um passo fundamental para qualquer profissional que deseja crescer e obter frutos de seu trabalho. Ele ajuda a ter clareza nas necessidades e ações que precisam ser tomadas e podem ser o que trará o sucesso almejado. Portanto, trace agora seu plano de carreira.

Tem algum projeto ou plano de carreira feito? Comente e compartilhe a sua experiência com a gente!

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo