A palavra “segurança” já indica a importância de manter os seus dados laboratoriais protegidos da violação de sistema. A segurança da informação é necessária em todos os tipos de laboratórios — como os de controle de qualidade de materiais, produtos farmacêuticos, patologia e análises clínicas, inspeção de lotes, análise de combustível, entre outros.
A segurança da informação e proteção dos dados são partes delicadas da prática de rotina laboratorial. Isso porque, todos os dados são sempre importantes e fazem parte de uma cadeia que não pode se dissociar, inclusive, para não perder o sentido.
Um exemplo dessa importância, são os laboratórios da área da saúde, como os de fabricação de produtos farmacêuticos e também os que armazenam dados de pacientes. Isso porque, os laboratórios são obrigados, por lei, a armazenar e a transmitir os dados eletrônicos de tais produtos, dos seus clientes e de pacientes. Resumindo, em qualquer laboratório, ao lado da biossegurança, manter a segurança dos dados é crucial.
Concorda com a gente sobre a importância de impedir a violação do sistema? Abaixo, confira como a segurança da informação laboratorial é fundamental!
A perda ou quebra de sigilo de dados de saúde pode acarretar em consequências desastrosas para o laboratório e para quem for trabalhar ou consumir seus produtos. A maior conectividade dos sistemas de informação, das estações de trabalho do laboratório e das ferramentas próprias para a internet, além do aumento da demanda para a proteção contínua das informações do laboratório, podem se tornar uma tarefa temerosa.
Afinal, estão em jogo questões de segurança da parte da informática do laboratório relativas a senhas, criptografias de dados, dispositivos biométricos, segurança na internet, antivírus e softwares. Não menos importante, é o potencial impacto que as tecnologias recentes — como os dispositivos móveis — têm na privacidade e na segurança das informações laboratoriais eletrônicas de saúde.
Para compreender o que segurança da informação representa, é preciso conhecer seus princípios básicos, que são:
Diversas são as razões dos problemas que podem levar a uma violação do seu sistema, como:
As consequências das causas citadas podem ser desastrosas. Uma lista mostra os problemas que acontecem com os laboratórios que não aplicam procedimentos de segurança da informação laboratorial:
Como impedir a violação do seu sistema? A seguir, entenda como manter a segurança das informações!
Todas as políticas e os procedimentos que resultam das ações que pretendem levar à segurança da informação devem ser programados para evitar, identificar, conter e, se necessário, corrigir possíveis violações de segurança da informação. Um sistema de gestão laboratorial eficiente colabora para garantir a proteção dos dados laboratoriais.
Assim, desde início do processo até a sua conclusão, uma boa administração contribui para que tudo ocorra como o esperado na rotina diária do laboratório.
O sistema ainda pode permitir monitorar todas as fases de trabalho do laboratório, ao estruturar o fluxo de funcionamento, definindo prioridades, identificando gargalos e acompanhando toda a produtividade da equipe. Todos esses métodos permitem aprimorar a tomada de decisão sobre a gestão laboratorial e a distribuição de pessoal, controlando o acesso e a edição de laudos.
Um bom software que garanta a automação dos processos laboratoriais diminui radicalmente as chances de erros, por ser possível formar uma rede para trocar informações dos resultados vindos dos equipamentos e dos laboratórios de apoio, reduzindo para praticamente a zero a necessidade da interferência humana. A equipe do laboratório que utiliza o software se beneficia e se resguarda de causar problemas para o laboratório e para realizar melhor o seu trabalho.
Isso porque as chances de ocorrerem erros é muito menor e os resultados são muito mais assertivos. Com isso, todos os funcionários ganham em agilidade e em confiabilidade e os técnicos de laboratório são liberados de tarefas repetitivas, podendo se esmerar em seu trabalho, a fim de se tornar um funcionário diferenciado. Por essas razões, é imprescindível que o seu laboratório adote um sistema que garanta a segurança da informação do laboratório, evitando os erros que prejudicam a seriedade e confiança conquistados com tanto empenho pelo laboratório.
Um exemplo de software que traz todos os benefícios de segurança da informação é o LIMS, o mais difundido pelo mundo, sendo o preferido pelos principais laboratórios! Uma das razões para isso diz respeito, justamente, à segurança da informação laboratorial (incluindo total rastreabilidade das amostras) além da facilidade de uso, automação eficaz e robustez para atender às rotinas laboratoriais. Um ponto a mais para a sua segurança é que ele atende às conformidades e aos requisitos internacionais, como a ISO/IEC 17025.
Quer ficar por dentro de várias outras novidades do setor, bem como de outras dicas para aumentar a segurança da informação laboratorial? Curta a nossa página nas redes sociais e saiba de tudo em primeira mão!
Criando soluções em LIMS e P&D