Software de gestão laboratorial: saiba como ele pode ser o seu aliado!

A tecnologia é a melhor amiga da humanidade. Ela nos ajuda em quase todas as nossas tarefas do dia a dia e principalmente em nossa rotina de trabalho. Principalmente quando nossas tarefas são relacionadas a um laboratório. Trabalhar em um laboratório exige muita responsabilidade, rotinas bem definidas e muita atenção. Isso porque, em geral, as atividades do laboratório são mecânicas e a falta de atenção pode acarretar em erros e problemas. Por isso, um software de gestão laboratorial é um excelente aliado para toda a equipe.

Como o software de gestão laboratorial pode ser o seu principal aliado? Este artigo te mostrará o porquê, confira!

Rotinas facilitadas e com menos erros

Um laboratório possui muitos processos e rotinas, desde a coleta das amostras até a análise dos resultados. Muitas dessas tarefas são mecânicas e repetitivas, o que aumenta e muito a chance de erros.

Os funcionários que têm acesso a um software de gestão empresarial se beneficiam muito em sua rotina de trabalho. Isso porque a ferramenta assume toda a parte repetitiva e mecânica. Assim, há menos chances de ocorrerem erros e os resultados são mais assertivos.

Além disso, os funcionários ganham muito mais agilidade e confiabilidade em seu trabalho. Um técnico de laboratório, por exemplo, é liberado de tarefas repetitivas e passa a se concentrar no que realmente faz de melhor, tornando-se um funcionário ainda mais valioso para a empresa.

Desapego com as planilhas de análises de dados complexas

É comum os laboratórios usarem muitas planilhas para armazenamento dos resultados e outros dados. No entanto, esta é uma prática já obsoleta por quase todas as empresas de qualquer segmento de mercado. Hoje, existem softwares poderosos que armazenam estes dados com mais precisão e possibilitam diversas maneiras de cruzá-los, gerando relatórios de forma rápida e segura.

Os laboratórios também podem se beneficiar desta tecnologia. Normalmente, quando é solicitado algum relatório, o técnico ou outro funcionário terá que coletar os dados por diversas planilhas e documentos.

Isso demanda um tempo acima da média e pode implicar em erros e retrabalho no meio do caminho. Quando o técnico de laboratório tem acesso a um software de gestão laboratorial, basta ele filtrar a base de dados e gerar o relatório instantaneamente. Não se ganha apenas em agilidade, os relatórios são praticamente livres de erros de desatenção e compilação de dados, o que o torna muito mais seguro e confiável.

Integração

Os benefícios não param por aí! Softwares como o LIMS podem ser integrados a instrumentos e outros setores, fazendo com que a coleta possa ser automatizada. Isso agiliza o trabalho do técnico de laboratório e minimiza erros de transcrição, por exemplo.

Além disso, os resultados dos exames de clientes podem ser disponibilizados em um servidor e estarem acessíveis a eles. Com isso, o cliente terá acesso mais rápido aos exames, sendo um diferencial competitivo.

Obtenção de melhores cargos na empresa

Muitos funcionários são temerários à instalação de um software gestor, pois ele automatiza diversas atividades realizadas por humanos. No entanto, a realidade é bem diferente e mostra que não há nada a temer.

O mais comum nas empresas que adotam sistemas informatizados para otimizar suas rotinas é que todos saem ganhando. Os funcionários têm muito mais chance de serem promovidos e melhorarem o posicionamento da instituição. Isso acontece por vários motivos.

Rotinas repetitivas

Em primeiro lugar, como dito anteriormente, o software gestor livra os funcionários de rotinas repetitivas, mecânicas e os libera para atividades mais ricas. Isso permite que o funcionário se desenvolva e mostre todo o seu potencial. Além disso, como a ferramenta minimiza erros, principalmente humanos, o colaborador passa a ter ainda mais assertividade em suas tarefas, o que o torna bem-visto por seus superiores.

Aumento do rendimento

Em segundo lugar, a implantação de um software de gestão laboratorial como o LIMS faz com que a empresa aumente seus rendimentos. Com isso, o negócio cresce e novos cargos e necessidades surgem. A informatização beneficia a todos e traz muito mais segurança, em todos os aspectos.

Acréscimo ao currículo

O LIMS é um grande aliado do crescimento profissional. Por ser o software gestor mais usado e conhecido no mundo, ele é usado pelos principais laboratórios por inúmeros motivos, como:

  • Flexibilidade;

  • Facilidade de uso;

  • Automação poderosa;

  • Software robusto, capaz de atender a todas as rotinas dos laboratórios;

  • Segurança da informação;

  • Atende a requisitos e conformidades internacionais, como a BR ISO/IEC 17025, por exemplo.

Portanto, dominar esta ferramenta abre as portas para trabalhar em grandes laboratórios. Se o seu laboratório usa essa solução, isso possibilita que você tenha conhecimento nessa ferramenta líder de mercado mundial, engrandecendo o seu currículo. Esta pode ser a chave de ouro que abrirá portas de grandes oportunidades para a sua carreira!

Esteja preparado para o futuro

Todas as empresas estão fazendo um esforço para informatizar os seus processos e isso não tem volta. Em vez de ir contra a maré e correr o risco de se tornar obsoleto, é necessário “surfar na onda da tecnologia” para poder colher os seus benefícios.

Das microempresas às corporações gigantes, todas têm implementado sistemas de gestão para agilizar e otimizar seus processos. A informatização não tira empregos, porém a não informatização sim.

Se a sua instituição não se adapta aos tempos modernos, ela corre o risco de se tornar obsoleta e perder competitividade. Por consequência, terá menos lucro, correndo o risco de extinguir cargos e até mesmo fechar.

Como visto no texto acima, um software de gestão laboratorial traz benefícios para todos os envolvidos, tanto a empresa quanto seus funcionários. Além de facilitar a rotina de todos e criar um ambiente de trabalho mais agradável, ela abre portas de oportunidades de carreira conforme a instituição cresce e aumenta seus rendimentos. A mudança não é algo ruim, pelo contrário, é a oportunidade de melhorarmos e mostrarmos o quanto somos capazes de vencer e nos adaptar.

Quer receber outras dicas bacanas como essa para você? É só assinar a nossa newsletter!

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo