Como otimizar processos por meio de um software LIMS

A otimização dos processos de laboratório passou a crescer exponencialmente com o advento da informática. Seu ápice se deu com o surgimento do software LIMS (Laboratory Information Management Systems). Com ele, processos como produtividade, qualidade dos resultados, custos, entre outros, podem ser muito aprimorados.

Como já vimos em artigos anteriores, como o que mostra como funciona o LIMS, reúne ferramentas de software que operam de maneira integrada e são suportadas por uma complexa infraestrutura de gestão de banco de dados. Neste artigo especificamente, mostraremos como os processos de laboratório podem ser otimizados com o uso do LIMS. Acompanhe!

Quais processos de laboratório pode ser otimizados pelo software LIMS?

Com a gestão de processos laboratoriais, o empresário que atua nesse ramo consegue um maior controle sobre cada etapa feita no laboratório, facilitando a decisão de como devem ser realizados os procedimentos diários do laboratório. O resultado é um maior controle sobre os processos auxiliando nas tomadas de decisão, grande redução nos custos e maior agilidade em todos os procedimentos realizados no laboratório.

software LIMSOs processos que podem ser otimizados com o software LIMS são:

Pareceres automáticos e medidas comparativas

Geração de pareceres automáticos para as amostras e medidas pela comparação com os limites de especificação e controle dos tipos de amostragem.

Eficiência e controle de amostras

Aumento da eficiência e maior controle da automação e gestão do ciclo de vida das amostras e de suas respectivas análises.

Status das amostras

Facilidade na visualização do status das amostras do laboratório e acompanhamento dos parâmetros de performance.

Gestão automática dos registros de amostras

Permite a administração e a execução automática dos esquemas de provas e registros periódicos de amostras.

Diminuição de erros

Garante a supressão dos erros em processos pela diminuição das vezes em que dados são copiados ou transcritos.

Integração entre laboratórios e outras áreas

Maior agregação do laboratório com outras áreas da empresa, reduzindo o tempo de troca de informações e correção de processos, facilitando e agilizando a liberação dos lotes de matéria-prima para produção e diminuindo os custos de produção.

Rapidez em processos laboratoriais

Agilidade nos processos de laboratório, nos registros de controles e também na elaboração dos relatórios de ensaio.

Resgate de dados de papéis

Diminuição do tempo de resgate de informações previamente ou anteriormente registradas em papel.

Controle e inventário

Controle e inventário dos insumos, estoque, equipamentos e instrumentos de calibração, intervenção e manutenção. Com isso, a equipe do laboratório conseguirá se antecipar e controlar tanto a entrada quanto a saída dos itens.

Investigação de processos e geração de estatísticas

Facilidade para investigar tendências e desvios de processo, geração de estatísticas e visualização dos resultados obtidos com as matérias-primas e produtos.

Gestão de resultados e relatórios

Possibilita a emissão e o envio dos resultados e dos relatórios de análises de maneira eletrônica;

Rastreamento de informações

Rastreamento de informações armazenadas, abrangendo a identificação do analista e equipamentos.

Banimento de planilhas eletrônicas

Eliminação das planilhas eletrônicas para evitar a duplicidade das informações e de entradas de dados.

Gestão de planos, das coletas e do histórico

Gerenciamento de planos de controle e da agenda de coletas e análise do histórico armazenado.

Alertas de manutenção

Possibilita a criação de alertas que mostrem o exato momento da calibração ou manutenção de instrumentos de laboratório e evite surpresas desagradáveis.

Integrar dados entre sistemas

Garante a integração dos dados cadastrados com outros sistemas usados em seu laboratório.

Quais motivos considerar na aquisição do software LIMS?

Aumenta a produtividade

Com a maior integração dos setores da empresa (dentro e fora do laboratório propriamente dito) a comunicação flui melhor permitindo maior agilidade nos processos e, assim, aumento da produtividade no trabalho.

Redução de custos

O LIMS possibilita a otimização do seu capital, fazendo com que sobre orçamento para investir em outros setores do seu laboratório.

Maior segurança

Diversos processos de laboratórios não podem ter interrupções. E com a baixíssima possibilidade de inativação do servidor, você poderá ficar seguro quanto ao andamento do trabalho dentro do laboratório.

Facilidade de acesso aos dados

O software permite acesso de todos os registros dos processos do seu laboratório. É possível fazer consultas através de um smartphone e de qualquer lugar, dentro e fora da empresa.

Pouca necessidade de manutenção

Por não haver servidores no interior do laboratório, você não precisará se preocupar com questões como controle de insetos e de temperatura no laboratório, além de não haver circulação de pessoal do setor de informática na área restrita aos processos de laboratório.

Vantagens para os laboratórios pequenos

A otimização dos processos de laboratório é vantajosa para todos, mas os laboratórios pequenos são ainda mais beneficiados. Isso porque, o LIMS garante que mesmo eles estejam de acordo com as exigências e diretrizes de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além das regulamentações como a ISO.

Parceiros de renome

A Interfusão possui dois parceiros com grande notoriedade no mercado e muita expertise no assunto. A Thermo Fisher Scientific é a maior fornecedora de produtos para laboratório do mundo. É dela o software mais usado no mundo, o Sample Manager, que está no mercado há mais de 30 anos.

Já a Oracle, é uma das maiores empresas de software do mundo. A Interfusão trabalha com, especificamente, com seus sistemas de farmacovigilância, estudos de BI e sinais, além da estrutura completamente em nuvem tanto para projetos internos quanto externos.

Implementação mais rápida

Ao escolher o LIMS Sample Manager, você verá que além de trazer benefícios para todos os tamanhos de laboratórios, ele é instalado e configurado rapidamente em uma única aplicação — e isso é uma exclusividade do LIMS da Interfusão.

Além disso, as atualizações de segurança do sistema são feitas pelo provedor, o que garante que o seu sistema esteja sempre atualizado e funcionando de maneira adequada.

Por tudo o que foi abordado, você certamente já sabe como otimizar processos por meio de um software LIMS. Então, convidamos você para conhecer o sistema LIMS da Interfusão, um produto robusto, sólido e muito confiável e eleve o nível e a credibilidade do seu laboratório.

E para saber mais sobre as nossas soluções entre em contato conosco!

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo