8 fatores para o sucesso profissional com um projeto LIMS

Um bom gestor de projetos precisa de uma série de competências e habilidades, que vão desde a habilidade de lidar com pessoas até a entrega de projetos de sucesso. Um projeto bem-sucedido precisa ser muito bem ajustado em todas as suas fases, desde o planejamento até a entrega.

Para projetos de LIMs, essa afirmação também é válida. Portanto, para se destacar no laboratório, o profissional que almeja o cargo de gestor precisa demonstrar que é capaz de gerenciar e obter sucesso nos projetos.

Como demonstrar suas habilidades no dia a dia para ter sucesso profissional com o projeto LIMS? Leia este artigo e veja quais são as nossas principais dicas!

1- Comece agora

Está esperando algo para começar a agir? Do que você tem medo e que te impede de pôr a mão na massa?

Existem muitos fatores responsáveis por atrair sucesso para a sua carreira, mas o único que é essencial é agir. A maioria das pessoas não consegue alcançar seu potencial total porque nunca começam nada. Estão sempre preparando, planejando e esperando o melhor momento para começar.

Se você sabe que o sistema obsoleto de seu laboratório, como anotações em planilhas e documentos, prejudica seu trabalho e atrapalha seus resultados, invista em mostrar para o seu gestor o quanto o laboratório precisa modernizar. Isso não apenas facilitará o seu trabalho como você será o portador de uma solução.

2- Tenha bons mentores

Você tem um mentor em sua vida agora? Consegue visualizar uma pessoa que possa lhe prover mentoria?

Um mentor ou um grupo de mentores são pessoas que têm grande experiência e podem te orientar a chegar onde você deseja. Muitas vezes, eles já percorreram o caminho que você deseja trilhar e acumularam boas experiências entre o fracasso e o sucesso.

3- Consiga ajuda

Como você está gastando seu tempo? O que você pode delegar aos outros que são excelentes naquela tarefa? O que o impede de terceirizar ou delegar?

É comum que as pessoas tenham a tendência de tentar fazer tudo sozinhas. É importante conhecermos e entendermos todos os aspectos de sua carreira. Porém, isso não significa ter de fazer todas as tarefas envolvidas na conquista de seus objetivos.

É verdade que sempre podemos aprender coisas novas e tornarmo-nos competentes nelas. Mas o nosso tempo é curto e os dias passam muito rápido. Por isso, é eficaz terceirizar tarefas para as pessoas que sejam realmente boas nelas.

4- Seja resiliente

Com que frequência você desistiu porque as coisas ficaram difíceis? Você vê os problemas como oportunidades ou sinais de alerta?

As coisas raramente funcionam de acordo com o planejamento. Na estrada para o sucesso profissional, sempre haverá distrações e obstáculos com os quais você precisará lidar.

É fundamental desenvolver coragem para avançar, mesmo quando todos à sua volta estão dizendo que é melhor desistir. Isso não significa teimar em manter seu plano original, mas sim persistir em seu objetivo, mesmo que tenha que refazer todo o caminho. Quando tudo parece estar dando errado, tenha em mente que ” cada falha realmente o aproxima de onde quer estar.

5- Permita ao LIMs ser seu melhor amigo

O seu laboratório usa LIMs? Você já obteve benefícios profissionais deste sistema?

Muitos profissionais enxergam o sistema LIMs com desconfiança. Porém, se você é um profissional com visão e inovador, sabe que o software não veio para abocanhar os empregos de funcionários, sendo justamente o contrário.

O LIMs é o sistema que possibilita a todos os membros da equipe serem o que realmente são: os melhores. Ele automatiza muitas funções mecânicas e repetitivas, que têm uma chance muito alta de gerar erros e retrabalhos.

Isso, por si só, é uma grande vantagem profissional. Você zera o risco de falhas e fica liberado para fazer o que conhece de melhor.

Diferencial em seu currículo

Além disso, o LIMs é o sistema que mais cresce no mundo. Ter experiência nele pode ser um diferencial em seu currículo. O LIMs tem muitas funcionalidades que podem dar um impulso para a sua carreira.

6- Defina os objetivos do seu projeto de LIMs

Você tem as metas da implantação do LIMs claras? Suas metas e prioridades estão estabelecidas? Por qual motivo seu laboratório optou por ser informatizado e por que o LIMs?

Para uma implementação bem-sucedida do LIMs, é fundamental que você tenha clareza dos objetivos principais a serem alcançados com o projeto. Normalmente, a maioria dos laboratórios buscam modernizar sua gestão pelas seguintes razões:

  • Possibilitar mais agilidade na análise de um alto volume de dados/informação;

  • Acelerar a tomada de decisões;

  • Substitui métodos manuais, os quais são os principais fatores para erros e retrabalho;

  • Reduz o uso de papel, diminuindo custos e tornando o laboratório mais ecológico;

  • Possibilita a captura direta de dados de instrumentos;

  • Substitui um sistema antigo e já obsoleto;

  • Permite a integração de outro Sistemas, tornando o laboratório mais coeso;

  • Atende às principais normas nacionais e internacionais regulatórias de laboratórios.

Com os objetivos claros, fica muito mais fácil traçar todos os requisitos necessários à realização do projeto, desde custos, equipe a treinamento. Além disso, ficará mais fácil criar índices de performance e qualidade que medirão o sucesso da implantação. Outro ponto importante é que, desde o início, o projeto deve ter metas realistas, a fim de evitar que os trabalhos mais importantes sejam priorizados em vez de outros.

7- Monte uma boa equipe de projeto

Você tem um time assertivo e proativo? Como você fará para montar um time e capacitar os envolvidos? Sua equipe é autogerenciável?

“Uma andorinha não faz verão”, assim como apenas uma pessoa não implementa grandes mudanças. Por isso, é muito importante ter um time valioso e engajado com os objetivos do projeto.

Uma boa equipe raramente é superestimada, já que todos os envolvidos estão cientes de que o fator humano ainda é o fundamental. Por isso, a capacidade de formar uma equipe efetiva é, provavelmente, uma das principais competências essenciais de um gestor que deseja um projeto de LIMs bem-sucedido. Além do conhecimento técnico, é fundamental que os indivíduos do seu time possuam as seguintes habilidades:

  • Liderança;

  • Gerenciamento de projeto;

  • Conhecimento dos Negócio do nicho de laboratórios e habilidades políticas;

  • Boa comunicação (escrita, verbal e oratória);

  • Planejamento;

  • Habilidade de repassar conhecimento.

Um projeto deve ser inclusivo em todos o seu ciclo de vida de implementação. Portanto, o time deve conhecer e participar ativamente da tomada de decisões. Isso possibilita que as pessoas estejam diretamente envolvidas com todos os aspectos e tornem-se comprometidas com todas as etapas da implementação.

8- Esteja preparado para as mudanças

Por mais que a organização do laboratório seja boa, devemos estar preparados para o inesperado. O futuro pode ser planejado, mas não previsto.

Mudanças sempre acontecem e o mais importante é como você se posiciona diante delas. Às vezes, é necessário controlá-las e às vezes abraçá-las.

A maneira mais fácil de lidar com o inesperado é planejá-lo. Ter estratégias para lidar com as mudanças antes que ela aconteça é a maneira mais segura de lidar e ajudar os membros do time a lidar com o diferente.

Ações que devem compor o processo

Crie um processo para o gerenciamento de mudanças, ele deve ser seu guia para falhas no projeto. Segue uma lista de ações que devem compor este processo:

  • Faça uma estimativa de risco;

  • Liste e categorize os impactos e as probabilidades em: alto/médio/baixo;

  • Tenha um plano de evasão;

  • Mantenha e revise o Registro de Riscos de todo o Projeto.

Ter uma empresa parceira experiente na implantação do LIMs é uma excelente maneira de gerir todos os aspectos do projeto. Isso porque eles já possuem grande experiência e podem, inclusive, prever diversas situações inesperadas. Ao escolher seu fornecedor de LIMs, priorize principalmente a experiência em gestão e implementação de projetos de LIMs.

Este artigo apresenta dicas valiosas para conquistar seus objetivos profissionais. Você terá de desenvolver uma trilha mental e de atitudes que venham trabalhar em prol do seu sucesso. Paixão, mente inovadora e trabalho duro são os ingredientes perfeitos para que seja bem-sucedido não apenas na carreira como também na vida.

Gostou da dica de carreira e sucesso profissional? Siga a nossa Fanpage e obtenha outras ótimas dicas!

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo