Tecnologia Cloud: por que o LIMS Cloud é o futuro do seu laboratório?

São muitas as evoluções tecnológicas que vêm transformando a maneira como vivemos, gerimos nossos projetos e fechamos negócios. A tecnologia Cloud Computing (Computação em Nuvem) e a tecnologia mobile são tendências tecnológicas que têm contribuído muito para essa transformação. Inclusive na gestão dos laboratórios.

A tecnologia em nuvem possibilitou uma maior flexibilidade na terceirização da infraestrutura de TI de uma empresa. Aliada à tecnologia mobile, seu laboratório pode dar um grande salto em produtividade, permitindo que o trabalho seja executado de qualquer lugar e a qualquer momento.

Quais os impactos que tendências como o LIMS Cloud têm em seu laboratório? Leia o artigo e entenda!

O que é a tecnologia Cloud Computing?

De forma simplificada, a computação em nuvem é o armazenamento, acesso de dados e programas pela Internet, em vez do disco rígido do seu computador. A nuvem é apenas uma analogia para a Internet.

A tecnologia em nuvem é categorizada em três grandes grupos de serviços: SaaS, IaaS e PaaS. Veja como cada um funciona:

  1. IaaS (Infrastructure as a Service): trata-se dos recursos que gerenciam os serviços em nuvem, tais como servidores, armazenamento, rede e sistemas operacionais. Em vez de comprar servidores, softwares, bancos de dados ou equipamentos de rede, basta comprar esses recursos sob demanda.

  2. SaaS (Software as a Service): é definido como o software que é implantado e executado pela Internet. Um provedor licencia um aplicativo SaaS para clientes como um serviço on-demand, por meio de uma assinatura a partir de um modelo de pagamento por uso, com ou sem cobrança. Um bom exemplo de SaaS é o Google Docs, em que você executa todas as tarefas de editoração de texto, sem a necessidade de instalar nenhum software em seu computador.

  3. PaaS (Platform as a Service): é uma plataforma em nuvem especializada no desenvolvimento de aplicações e softwares. Ela permite a criação rápida e fácil de aplicativos da web sem a necessidade de comprar um software de desenvolvimento ou de ter a infraestrutura necessária.

Quais os benefícios do LIMS Cloud para o laboratório?

Como a tecnologia Cloud Computing tem influenciado fortemente a indústria e as empresas, os laboratórios não poderiam fugir dessa nova realidade. Muitos laboratórios já estão obtendo grandes benefícios graças a essa tecnologia.

No modelo laboratórios baseados em nuvem, os datacenter, softwares e os servidores passam a ser geridos por terceiros em um plano de serviço “pague pelo que você usa”. Isso permite que as organizações se concentrem mais no seu core business e baixem os custos operacionais. Com isso, podemos afirmar que, quanto mais aplicativos um laboratório desloca para a nuvem, maiores serão os ganhos reais em produtividade, diminuição de custos e eficiência operacional.

Principais vantagens

Dentre os benefícios que o LIMS Cloud apresenta, podemos listar como principais:

  • Recuperação de desastres — garante a continuidade dos negócios em caso de sinistro;

  • Trabalhar em qualquer lugar — permite que a equipe do laboratório trabalhe de qualquer lugar que tenha acesso à internet;

  • Custo reduzido — elimina alto custo de hardwares e softwares, reduz a mão de obra da equipe de TI e elimina custos de manutenção;

  • Serviços escaláveis — você paga apenas pelo tempo e módulos usados;

  • Altamente configurável — fluxo de trabalho de fácil personalização e otimização.

Além desses benefícios, o LIMS Cloud também fornece serviços como:

  • Gerenciamento de equipamentos de laboratório no local — reparação, manutenção, calibração de equipamentos e gestão de inventário;

  • Suporte de ciclo de vida do sistema de laboratório — migração, gerenciamento, manutenção, segurança de aplicativos e banco de dados integrados. Inclui implantação e desenvolvimento de atualizações e aplicações;

  • Gestão de Mudança Organizacional — fornece o gerenciamento das alterações organizacionais envolvidas na mudança para Serviços Gerenciados terceirizados.

Como a tecnologia determina o tempo de vida do laboratório?

Muitos laboratórios já estão adotando a tecnologia em nuvem e obtendo bons resultados. Principalmente para os laboratórios de pesquisa, já está claro que é necessário adotar uma tecnologia mais ágil e robusta, para simplificar os complexos processos que envolvem a rotina.

A nuvem tem sido uma grande aliada, pois ela oferece a tecnologia de ponta necessária por um custo menor do que os softwares tradicionais. Em linhas gerais, ela traz a resposta para alguns desafios tecnológicos urgentes:

Ineficiência

Os laboratórios estão sob pressão crescente para reduzir as despesas por meio da otimização de processos e automação. No entanto, o uso de muitas aplicações pode dificultar a migração para a nuvem e, mesmo as equipes de TI internas podem não ter o conhecimento necessário para esta tarefa.

Excesso de aplicações

Muitos laboratórios podem usar aplicativos diferentes para gerenciar seus fluxos de trabalho e dados. Geralmente, há muito pouca ou nenhuma integração entre esses sistemas.

Pressão para inovação

Hoje, os laboratórios estão sob uma enorme pressão e precisam gerar inovação rapidamente. Isso é apenas possível se a infraestrutura tecnológica do laboratório permitir.

Anotar dados complexos em planilhas, em vez de optar por um sistema informatizado, pode ser fatal para um laboratório. Afinal, enquanto a análise de dados de uma planilha pode levar dias e até semanas, em um sistema demoraria apenas segundos o que, por si só, já é um grande diferencial competitivo.

Questões e tendências tecnológicas importantes

Um recente estudo da SmartLab Exchange, com mais de 100 profissionais de TI que trabalham em laboratórios, apresenta ainda mais algumas questões e tendências tecnológicas importantes que preocupam os laboratórios modernos. Dentre todos os desafios listados, estes são os principais:

  • Aumentar a usabilidade dos dados dentro e fora do laboratório;

  • Implementar um sistema de gestão de laboratório (LIMS);

  • Investir em soluções práticas de hardware/ software para aumentar a eficiência do fluxo de trabalho;

  • Melhorar o acesso e a exploração dos dados;

  • Migrar dados para um novo sistema;

  • Integrar de sistemas legados;

  • Garantir a segurança de dados;

  • Possibilitar mobilidade.

Como visto, tecnologias como o LIMS Cloud são cruciais para a continuidade dos negócios, principalmente de laboratórios. Hoje, a corrida pela inovação tecnológica é o que define o sucesso e a competitividade dos laboratórios.

Que tal ficar por dentro de mais novidades tecnológicas para laboratórios? Acompanhe nossa Fanpage no Facebook!

Veja também

Interfusão TI

Criando soluções em LIMS e P&D

LEIA TAMBÉM

Empresa do Grupo